HU promove atendimento acolhedor e humanizado

16/12/2014 10:45

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está realizando, nesta terça-feira (16), uma ação socioeducativa no ambulatório e nas clínicas especializadas, com o objetivo de promover o atendimento acolhedor e humanizado aos pacientes.

A atividade, que está sendo desenvolvida pela Ouvidoria do HUPI em parceria com a Gerência de Ensino e Pesquisa, conta com a participação de dez estudantes do Curso Técnico em Nutrição e Dietética do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC/UFPI, supervisionados pela Professora Maria Euza Feitosa e pela residente multiprofissional Ana Karolinne da Silva Brito.

Ouvidora Leila Leal, Professora Maria Euza Feitosa, Residente Ana Karolinne da Silva Brito e estudantes  do Curso Técnico em Nutrição e Dietética

Em uma primeira etapa da ação, os pacientes são acolhidos no Ambulatório e recebem esclarecimentos sobre os atendimentos a serem realizados. Em uma segunda etapa, os estudantes dirigem aos pacientes, nas clínicas especializadas, informações sobre os alimentos que podem contribuir para uma vida saudável.

Segundo a ouvidora Leila Leal Leite, ações que promovem a aproximação com o paciente são valorizadas no HUPI. "As ouvidorias são fundamentais para a melhoria da qualidade do atendimento ao público. O nosso foco, na ouvidoria do HUPI, é o cidadão e a aproximação com ele se faz pelo atendimento acolhedor e humanizado", afirma.

A residente Ana Karolinne Brito ressalta a importância do envolvimento de profissionais de diversas áreas no acolhimento ao paciente. "As políticas de humanização do Sistema Único de Saúde colocam que todos os profissionais da saúde devem atuar para que o paciente seja acolhido. Nesta ação, estudantes de Nutrição e Dietética estão tendo oportunidade de colocar em prática essa filosofia, de vivenciar essa orientação", observa.

A contribuição da ação socioeducativa para a formação das estudantes do PRONATEC/UFPI também é destacada pela professora Euza Feitosa. "Toda atividade planejada e orientada que coloque os alunos em contato com o público, com o paciente é positiva porque estimula o aprendizado", pontua Euza.

Para Vanessa Soares, que cursa o último período do Curso Técnico em Nutrição e Dietética, a participação nesta atividade contribui diretamente para sua formação. "Ter contato com o paciente e conhecer suas necessidades é fundamental para o profissional da área de saúde", observa.