Projeto Odontológico da UFPI atende crianças com necessidades especiais

16/12/2014 09:58

Despertar nos estudantes da graduação a importância do atendimento humanizado e a responsabilidade do cirurgião dentista em ações de promoção de saúde em pacientes especiais, esses são objetivos do Projeto de Extensão Promoção de Saúde Bucal para Pacientes Especiais (PROSBE). O projeto, iniciado em 2007, surgiu a partir de pesquisas realizadas por graduandos e pós-graduandos do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que constataram que os pacientes com necessidades especiais encontravam-se com a saúde bucal precária.

O programa conta com atividades educativas, de promoção de saúde e curativas, como: oficinas, teatro, orientações sobre a higiene bucal para pacientes, pais e responsáveis, além de orientar sobre a escovação supervisionada, aplicação de flúor, tratamento restaurador atraumático e procedimentos restauradores convencionais.

Para a Coordenadora do PROSBE, Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz Mendes, na maioria das vezes o projeto é a única oportunidade de estudantes conviverem e atenderem pacientes com necessidades especiais, além de estimular a apresentação de trabalhos em eventos científicos para divulgação das ações desenvolvidas no Centro Integrado de Educação Especial (CIES). "O projeto proporciona o desenvolvimento de atividades educativas e preventivas que possibilitam uma melhoraria nas condições de higiene oral dos pacientes com necessidades especiais. E conscientiza todos os envolvidos no atendimento dos pacientes especiais da importância da obtenção e manutenção da saúde bucal", afirma a coordenadora.

A cada semestre são selecionados 15 estudantes de graduação para participarem do Projeto. A seleção é feita por meio da análise do histórico e disponibilidade de horário de cada estudante. A estudante do oitavo período de Odontologia da UFPI, Débora Lima, destaca a importância do programa para sua formação profissional. "O programa ajuda os estudantes a terem contato com pacientes que normalmente não são atendidos nas clínicas particulares ou até mesmo pelo SUS. Como também é uma experiência muito enriquecedora, já que os pacientes precisam de atendimento e nós aprendemos com eles", declara.

As ações do programa são realizadas diariamente, nos dois turnos, no Centro Integrado de Educação Especial (CIES), e atende crianças de zero a 14 anos. Além dos professores e alunos da graduação e pós-graduação do Curso de Odontologia da UFPI, o projeto também conta com a participação de funcionários e cirurgiões-dentistas do CIES.