Reunião sobre "Estrada Cósmica" acontece no CCE dia 19

15/12/2014 15:23

O Núcleo de Estudos Avançados e Vivência em Habilidades Humanas Especiais, Holística e Cosmopolítica, coordenado pelo Professor Francisco das Chagas Amorim de Carvalho , convoca a todos(as) os interessados para o encontro a ser realizado no dia 19, sexta-feira às 9h, no Auditório do Centro de Ciências da Educação, na Universidade Federal do Piauí.

A reunião tem como principais objetivos articular a composição de uma comissão no Estado do Piauí que integrará um Conselho Nacional para a construção da "Estrada Cósmica".

A expressão "estrada cósmica" vem de reflexões no âmbito da filosofia e áreas das humanidades, sobre as consequências das ações e investigações humanas, que extrapolam inclusive, o Planeta Terra, onde julga-se necessária não somente uma consciência local, individual ou antropocêntrica; mas também uma ética planetária e mesmo cósmica.

A intenção é que a Estrada Côsmica, se estenda desde as Sete Cidades no Piauí até as Missões no Estado do Rio Grande do Sul, estas comissões nos diferentes Estados têm a função de cartografar os lugares que devem integrar este caminho, articular e mobilizar pessoas e comunidades em todo o percurso e realizar as ações integradas.

A comissão será formada por pessoas leigas e pesquisadores, irá envolver instituições de ensino e cultura e as comunidades, entre suas funções está cartografar, fazer pesquisa de campo, ir aos órgãos públicos que possam colaborar neste levantamento de informações e a partir dos diferentes instrumentos localizar os lugares e indicar ou assinalar o itinerário que fará parte desta estrada, priorizando os lugares já citados.

Existem semelhanças com Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e com a Estrada Real, no sudeste brasileiro. A iniciativa objetiva ainda promover a integração nacional, a educação ambiental, o turismo rural, através da vivência em eco-vilas, proteger os santuários naturais, as fontes, as nascentes dos rios, também o patrimônio cultural material e imaterial; pretende realizar ações culturais concomitantes em todo o território nacional, nos distintos lugares aliançados nesta estrada; além de realizar ações culturais.

É objetivo também difundir a prática da troca de serviços, da partilha e socialização de produtos, de saberes e fazeres, aproxima-se da proposta do Banco de Tempo, que é um sistema de organização de trocas solidárias em nível local que promove o encontro entre a oferta e a procura de serviços disponibilizados pelos seus membros, tais como pequenas reparações domésticas, aulas de inglês, de informática, companhia para ir ao médico, ajuda em assuntos burocráticos, entre muitos outros.

Já integram este projeto profissionais dos diferentes estados brasileiros, de diferentes faculdades, universidades e outras instituições envolvidas com a ciência, a educação e a cultura. A perspectiva é de este caminho ser o encontro de outros caminhos e se estenda para vários estados e países.
O mesmo encontro será realizado no dia 21, domingo as 9h, na Academia de Ciências e Belas Artes, na Vila Irmã Dulce.

Sobre o organizador da atividade:
Professor Francisco das Chagas Amorim de Carvalho : Docente de Prática de Ensino em Artes, Mestre em Artes, Diploma de Estudos Avançados em Filosofia: Ciência, Filosofia e Estética, concluindo um doutorado em Ética e outro em Estética, ambos na Espanha. Coordena Projetos de Extensão e Núcleos de Estudos,  a Academia de Ciências e Belas Artes na Vila Irmã Dulce.  Professor Adjunto do DMTE, ministrando disciplinas de Educação e Artes, é Ator, Professor e Diretor de Teatro, Mestre em Artes.

Contatos: fcarvalho@ufpi.edu.br cel: (086) 88332089