Primeira pista olímpica de atletismo do Piauí será construída na UFPI

15/12/2014 10:40

A pista olímpica de atletismo, em construção no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), será a primeira pista olímpica oficial no Estado do Piauí e terá capacidade de sediar competições a nível internacional. A obra o prazo de 180 dias para finalização. O projeto teve investimentos do Governo Federal no valor de quase nove milhões de reais.

Construção da Pista Olímpica de Atletismo

A iniciativa é resultado do investimento do Governo Federal nos esportes olímpicos e paraolímpicos em todo o Brasil, em decorrência dos Jogos Olímpicos de 2016, sediados no Rio de Janeiro. O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) e professor do Departamento de Educação Física da UFPI, Marcos Antônio Sousa, afirmou que a obra é importante para o desenvolvimento do atletismo no Estado. "Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que essa é a maior obra de infraestrutura nos últimos 40 anos. De certa forma, ela vai beneficiar não só os atletas da modalidade atletismo, mas toda a cadeia esportiva do Estado, porque a partir dessa pista nós poderemos trabalhar de forma mais técnica, mais científica, e fazer intercâmbios com outros estados e outros países. Essa estrutura física nos credencia a sediar, em um futuro próximo, jogos a nível nacional, como olímpiadas escolares e olímpiadas universitárias", destacou o professor.

Revestimento da nova pista olímpica de atletismo da UFPI

Um dos idealizadores e gestores do projeto, Prof. Dr. Sérgio Galan, Chefe do Departamento de Educação Física da UFPI, explicou como se deu o processo de solicitação da construção da pista ao Governo Federal. "Nós fizemos o projeto e encaminhamos para a apreciação do Ministério do Esporte que achou viável. Nós conseguimos a aprovação em tempo recorde, dentro de um prazo limitadíssimo de cinco meses, e estamos agora em fase de construção", declarou o professor.

A atleta e aluna do Curso de Educação Física, Dulce Portela, afirmou que a construção da pista olímpica é de extrema importância para sua formação profissional e acadêmica. "Essa pista é um sonho de todos os estudantes aqui do Setor de Esportes, porque é um local adequado onde poderemos fazer treinamentos, já que aqui em Teresina não existem locais apropriados para a prática do atletismo. A formação do atleta profissional é diferente do atleta amador, ele precisa ter um local apropriado para treinamentos como essa pista vai ser", concluiu a estudante.

Projeto do Centro de Excelência em Badminton do Piauí (Fonte: Dilvugação)

No mesmo local, também será construído o primeiro Centro de Excelência em Badminton do Piauí. A oportunidade de construção do Centro se deu em decorrência da aprovação da construção da pista de atletismo. A obra está em fase de licitação e serão investidos mais de quatro milhões de reais na construção do complexo, que contará com um ginásio com seis quadras de badminton, de acordo com as normas internacionais, além de arquibancada para 500 pessoas. O centro também abrigará academia, departamento médico, alojamento, cabines para imprensa, auditório, biblioteca e espaço administrativo. A construção é um marco na história do Badminton no Estado. Atualmente, o Piauí possui 15 atletas entre os 50 melhores dessa modalidade esportiva.