UFPI desenvolve ações para estudantes com necessidades especiais

03/12/2014 10:00

Nesta quarta-feira (03) é o dia internacional da pessoa com deficiência. É uma data instituída pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.

Na Universidade Federal do Piauí (UFPI) a preocupação com a acessibilidade ganhou força com o Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva (NEESPI), idealizado pela Prof.ª Dr.ª Ana Valéria Marques. A Instituição passou por adaptações e construções, como o piso tátil, bebedouros, rampas nos estacionamentos, duas salas de estudo com impressoras, computadores e softwares braile na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB). A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) também disponibiliza bolsistas para auxiliar os estudantes com necessidades educacionais especiais.

No próximo ano, será iniciada a construção do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) que irá oferecer auxílio aos alunos que possuem algum grau de deficiência. De acordo com a Prof.ª Dr.ª Ana Valéria Marques, o Núcleo contará com laboratórios de informática, duas salas de atendimento e biblioteca com livros em áudio. "É importante que cada disciplina tenha livros adaptados, para que facilite o desenvolvimento acadêmico dos estudantes", destaca.

Projeto do prédio do Núcleo de Acessibilidade da UFPI

O novo órgão terá psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, intérpretes de libras, tradutores e guias. E parte dos equipamentos necessários, como impressoras e máquinas braile, scanner com voz, kits de lupas e cadeira de rodas, já estão nas dependências da Universidade.