Simpósio em Ciências Fisiológicas começa nesta terça-feira (25)

25/11/2014 11:08

A partir desta terça-feira (25) acontece o I Simpósio Nordestino de Integração em Ciências Fisiológicas: Metabolismo, TGI e Exercícios. O evento que terá duração de três dias é promovido pelo grupo de pesquisa em Doenças Metabólicas, Exercício e Nutrição (DOMEN), ligado ao Departamento de Fisiologia e Biofísica. A conferência é sediada no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Mesa de abertura do I Simpósio Nordestino de Integração em Ciências Fisiológicas: Metabolismo, TGI e Exercícios.

A mesa de abertura foi composta pela vice-reitora da UFPI, Profª Drª Nadir do Nascimento Nogueira; pelo coordenador do DOMEN, Prof. Dr. Francisco Leonardo Torres Leal; o chefe do Departamento de Educação Física, Prof. Dr. Sérgio Galan; o chefe do Departamento de Fisiologia e Biofísica, Prof. Dr. Acácio Veras; e o palestrante convidado da Universidade de São Paulo (USP), Prof. Dr. Benedito Honório Machado.

Vice-Reitora da UFPI, Profª Drª Nadir do Nascimento Nogueira

A Professora Nadir do Nascimento deu início ao evento dando as boas-vindas ao público e ressaltando a importância de se discutir a pós-graduação. "É necessário debater e investir na pós-graduação para que haja o constante crescimento de professores qualificados. Outro ponto que merece atenção é tratar sobre a internacionalização para que possamos avançar em termos de ensino, pesquisa e extensão", destacou a vice-reitora da UFPI.

A programação do I Simpósio conta com palestras, mesas-redondas e exposição de trabalhos orais. Na oportunidade, haverá a participação de pesquisadores da instituição, como também de Universidades no Ceará e em São Paulo. O grande diferencial do evento é a interdisciplinaridade de três áreas do conhecimento, Educação Física, Nutrição, Fisiologia e Biofísica.

Prof. Dr. Francisco Leonardo Leal, organizador do evento

Segundo o Prof. Dr. Francisco Leonardo Leal, organizador do evento, a proposta da Conferência é chamar a atenção dos estudantes para ingressarem no ramo da pesquisa, bem como discutir sobre projetos futuros. "Uma das novidades é que o Departamento de Educação Física está em obras para a construção de uma pista de atletismo e o Centro de Atendimento em Badminton que será referência no nordeste e com previsão de ficar pronto no próximo ano, um projeto audacioso que atenderá a comunidade acadêmica", explicou.