Tem início o V Encontro Norte-Nordeste de História da Educação na UFPI

24/11/2014 10:02

A V edição do Encontro Norte-Nordeste de História da Educação, com o tema História da Profissão Docente e Instituições Escolares, teve início neste domingo (23) na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento tem como objetivos divulgar pesquisas no campo da História da Educação, debater o lugar da história na formação dos professores, fortalecer a produção científica por meio da articulação de grupos de pesquisadores das regiões norte e nordeste que trabalham nessa área, e estimular a pesquisa e a preservação de documentos.

Na solenidade de abertura foi realizada a mesa com as pesquisadoras Denice Barbara Catani, da Universidade de São Paulo (USP), e Rosa Fátima de Souza, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). O coordenador do evento, Prof. Dr. Antônio de Pádua, destacou que a realização desta edição na UFPI é o reconhecimento pela atuação do Programa de Pós-Graduação em Educação que tem se constituído em um importante espaço de produção de pesquisas na área de História da Educação, além de articular os pesquisadores desse campo.

"Com esse encontro objetivamos continuar o fortalecimento dos laços entre os grupos de pesquisa, divulgar a produção realizada nos programas de pós-graduação, reforçar a articulação com a educação básica e o ensino de graduação", destacou o coordenador.

Profª Drª Denice Barbara Catani (USP), Coordenador do evento Prof Dr Antônio de Pádua (UFPI) e a Profª Drª Rosa Fátima de Souza (UNESP) na mesa de abertura

O diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho, enfatizou que um aspecto importante do evento é a integração regional do Programa de Pós-Graduação em Educação com as diferentes instituições que tem mestrado e doutorado em educação no norte e nordeste. "Temos também uma integração muito forte nesse evento com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com a rede estadual de ensino e com outras instituições que estão nos apoiando. O mais importante é essa integração do Programa de Pós-Graduação em Educação, como também dos professores com os pesquisadores que são autoridades brasileiras em termos de história da educação", pontuou o diretor.

Diretor do CCE, Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho

Foram mais de 100 trabalhos inscritos nos sete eixos temáticos. A programação contempla ainda minicursos, lançamento de livros, comunicações científicas e sessões de pôsteres. O encerramento será no dia 26 de novembro.

Acesse aqui a programação completa do evento.