PET Saúde realiza atividades voltadas a campanha Novembro Azul

21/11/2014 08:50

Estudantes da UFPI realizam atividades do "Novembro Azul", por meio do PET Saúde

Nesta última quarta-feira (19), o Programa de Educação pelo Trabalho - PET SAÚDE/Vida Ativa - desenvolveu diversas atividades, voltadas a campanha "Novembro Azul", com o objetivo de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde. Em parceria com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) as ações foram promovidas na UBS Nossa Senhora da Paz, localizada no bairro Vila da Paz.

Os trabalhos visam trazer orientações de uma melhor qualidade de vida

O Grupo PET (Vigilância em Saúde) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é composto por estudantes dos Cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Serviço Social. Os trabalhos integrativos do grupo conscientizaram os homens a incorporarem bons hábitos posturais à rotina, como também orientações sobre saúde bucal, nutricional, dengue, doenças sexualmente transmissíveis, verificação da pressão arterial e da taxa glicêmica. Na oportunidade, os pacientes receberam encaminhamento para exame preventivo da próstata, foco principal da campanha.

Campanha Novembro Azul

O movimento com origem na Austrália, no ano de 2003, tem como meta realizar atividades de cunho social para orientar a população, em suma os homens, a se prevenirem contra determinadas doenças. No Brasil diversas ações marcam a campanha "Novembro Azul", sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outros agravos à saúde.