Atividades do B-R-O-BRÓ Cultural transformam rotina do Centro de Teresina

21/11/2014 11:20

Mudar caminhos e quebrar rotinas, esse é o objetivo do projeto B-R-O-BRÓ Cultural que vem realizando inúmeras atividades no Centro da capital. Na última quinta-feira (20), os transeuntes da Rua Simplício Mendes foram provocados a pensar e criar questionamentos a partir de intervenções, performances e instalações apresentadas na via.

Atividade realizada na manhã de ontem na Rua Simplício Mendes

Ainda no início da manhã, junto à abertura das lojas, sob a coordenação da Prof.ª Ana Rosa Negreiros, alunos do primeiro período do curso de Arquitetura da UFPI executaram uma performance na via utilizando caixas de papelão. Segundo a professora, o conceito da apresentação foi aberto, contudo, visava levantar principalmente questões relativas ao movimento no centro da cidade, ao lixo, os fluxos. Todas as caixas utilizadas na performance são resíduos provenientes de uma só loja do centro num único dia.

Performance realizada pelos alunos

Durante a apresentação com as caixas os alunos formaram muros, elevaram labirintos, e se fecharam num cubo, possibilitando múltiplas interpretações. Na outra extremidade da via, dando sequência a programação diária estabelecida pela organização do evento, aconteceram exposições e uma oficina de artes, coordenadas pela Prof.ª Zozilena Froz, coordenadora do curso de Artes Visuais da UFPI.

Com o título "Olhares", alguns alunos de Artes apresentaram através do uso de guache sobre o papelão, visões do cotidiano e do inconsciente, como uma verdadeira vernissage. Outros alunos, por sua vez, ofereceram a crianças e adultos que passavam na rua oficinas de como trabalhar com os dois materiais.

Oficina de Artes

Novas atividades e intervenções acontecerão até o dia 21 de dezembro e a organização do evento espera a participação intensa da população.

Confira mais fotos do evento:

Alunos de Arquitetura da UFPI

Oficina de Artes