HU promove oficina de linhas de cuidado

19/11/2014 15:04

A gestão da clínica multiprofissional centrada no paciente é a ideia central das linhas de cuidado, tema discutido, a partir de hoje (19), entre os participantes da Oficina de Linhas de Cuidado, promovida pelo Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A ideia das linhas de cuidado envolve, na visão do Superintendente do Hospital Universitário, Prof. Dr. José Miguel Luz Parente, "a articulação de recursos e práticas na área de saúde, integrando profissionais para maior êxito na assistência prestada ao paciente".

Para o Dr. José Miguel Luz Parente, a adoção das linhas de cuidado em uma unidade de saúde proporciona "a condução oportuna, ágil e singular dos usuários dos serviços, otimizando as possibilidades de diagnóstico e terapia, por meio da integração de uma equipe multiprofissional".

O Diretor de Atenção à Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Dr. Celso Fernando Ribeiro de Araújo, destaca que "a filosofia que permeia as linhas de cuidado coloca o paciente como o centro das atividades desenvolvidas em uma unidade de saúde".

O Dr. Celso Fernando ressaltou, ainda, a importância do HUPI no processo de sensibilização dos profissionais da área de saúde em relação às linhas de cuidado. "O HUPI foi o primeiro hospital universitário a ser administrado pela EBSERH, então é de suma importância que a adoção das linhas de cuidado se dê neste hospital escola como forma de interação das equipes multiprofissionais e consequente humanização dos serviços por elas desenvolvidos", afirma o Diretor de Atenção à Saúde da EBSERH.

A Solenidade de abertura da Oficina de Linhas de Cuidado contou com a presença do Superintendente do HUPI; do Diretor de Atenção à Saúde da EBSERH; do representante da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Pedro Leopoldino Ferreira Filho; da representante da Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Maria de Fátima Carvalho Garcêz Oliveira; e do Gerente de Atenção à Saúde do HUPI, Dr. Élio Rodrigues da Silva.

A palestra de abertura da Oficina foi ministrada pelo Dr. Joaquim Antônio César Mota, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que relatou a experiência vivida com a implantação de linhas de cuidado no Hospital Risoleta Tolentino Neves, em Belo Horizonte.

Ainda na manhã de hoje, participaram da mesa redonda "Linhas de cuidado: necessidades e perspectivas da gestão SUS no Piauí e experiências de implantação" o Prof. Dr. Maurício Wesley Perroud Júnior, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que relatou a experiência do Hospital Estadual Sumaré/UNICAMP; o Dr. Pedro Leopoldino Ferreira Filho, Superintendente de Assistência à Saúde, que tratou das perspectivas da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Piauí, e a Dra. Maria de Fátima Carvalho Garcêz Oliveira, Presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, abordando a implantação das linhas de cuidado no âmbito do município.

Até amanhã (20), os participantes da Oficina discutem os conceitos e os processos assistenciais fundamentais para estruturação de linhas de cuidado no HUPI e sua integração com a Rede de Atenção à Saúde do SUS.