Docente do PPGCF aprova Projeto no Edital Universal 14/2014 - Faixa A

19/11/2014 11:01

O projeto "Avaliação pré-clínica de substâncias neuroativas isoladas de cogumelos bioluminescentes: estudos de pré-formulação para formas farmaceuticas", coordenado pelo Prof. Dr. Joaquim Soares da Costa Júnior, foi aprovado no edital Universal 14/2014 - Faixa A.

O presente projeto objetiva realizar uma avaliação pré-clínica de substâncias neuroativas para o tratamento da ansiedade, bem como promover estudos de pré-formulação para o desenvolvimento de novas formas farmacêuticas sólidas (cápsulas e comprimidos), focalizando uma abordagem comportamental, neuroquímica (hipocampo), histológica e toxicológica, com a finalidade de investigação dos mecanismos de ação e identificação de possíveis alterações (maléficas ou benéficas) em cérebro de camundongos.

Assim, pretende fornecer subsídios, particularmente na área dos transtornos da ansiedade, de maneira aprofundada, para o desenvolvimento de novos alvos terapêuticos e para a obtenção tecnológica de novos produtos farmacêuticos.

Também estão envolvidos nesse projeto os professores Rivelilson Mendes de Freitas, Chistiane Mendes Feitosa, Luiz Fernando Meneses Carvalho, Francisco José Borges dos Santos e Dinara Jaqueline Moura.

A Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, em qualquer área do conhecimento.

Veja o resultado completo aqui.