Handebol Masculino da UFPI conquista o acesso a 1º divisão do JUBs

18/11/2014 17:32

Equipe de Handebol Masculino da Ufpi

O Projeto do time Masculino de Handebol da UFPI começou oficialmente em Agosto de 2010 sob a coordenação do prof. do curso de Educação Física José Nelson, contando hoje com o apoio dos técnicos Layla Rocha e João Bosco, que  desensolvem o projeto juntamente com 16 alunos, oriundos de diversas graduações na universidade. Durante os 4 anos de existência o time vem traçando uma trajetoria de plena ascensão nos campeonatos nacionais, tendo conquistado recentemente em Aracaju a medalha de prata na segunda categoria dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), o que garantiu ao time o passe para a primeira divisão do campeonato.

Apesar de sua breve trajetória, a equipe de Handebol da UFPI que havia iniciado suas atividades na terceira divisão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) conquistaram neste ano uma vaga na elite da modalidade, realizando assim um feito inédito, de ser a primeira instituição pública de ensino superior a fazer parte dos 8 times a disputar a 1ª divisão Nacional dos Jogos Universitários na categoria Handebol Masculino.

Segundo a Técnica do time Layla Rocha, a chave principal dessa sucessivas conquistas é o empenho dos atletas " Hoje somos uma realidade no Handebol universitário, não brincamos de fazer esporte, nós da equipe técnica procuramos colocar em prática tudo aquilo que aprendemos em nossa formação, e uma das ferramentas para que dê tudo certo é o comprometimento dos atletas, a seriedade com que eles levam esse trabalho, sem essa seriedade não teríamos chegado onde estamos hoje".

Marckson Diego, Alan Azevedo e Luan Silva com as medalhas do JUBs 2014

O coordenador Prof. José Nelson, que foi aluno da 1º turma de Educação Física da UFPI, relatou que o projeto surgiu devido a demanda dos próprios alunos, que já praticavam alguma módalidade esportiva escolar antes de ingressar na Universidade. O time treina regularmente na quadra do Setor de Esportes da UFPI, duas vezes por semana, dos 16 alunos que integram a equipe 10 recebem ajuda de custos do programa "Bolsa de Incentivo a Atividades Multiculturais e Acadêmicas (BIAMA)" da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC.

Marckson Diego, aluno do curso de Licenciatura em Ed. Física falou sobre o orgulho de estar na equipe " Entrei na equipe por volta de 2010/2011, a partir de 2012 começamos a conquistar títulos a nível nacional cuminando no nosso próposito de fazer parte da 1º divisão do JUBs, me sinto orgulhoso por fazer história com esse grupo e ser a primeira equipe piauiense a conquistar esse feito".

Jogos Universitários Brasileiros - JUBs

Os jogos Universitários Brasileiros está na 62ª edição, e tornou-se uma das maiores competições do esporte nacional organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), servindo como classificatórios para os Jogos Universitários Sul-Americanos e para os Jogos Universitários Mundiais - a Universíada.