Campus de Bom Jesus realiza I Encontro Multidisciplinar do CPCE

17/11/2014 09:03

No período de 11 a 14 de novembro foi realizado o I Encontro Multidisciplinar do CPCE, em comemoração aos oito anos do Campus Universitário Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus. O evento teve cerca de 500 inscrições, 184 resumos publicados, e contou com uma programação composta por mesas-redondas, palestras, minicursos, além de visitas técnicas e culturais.

Solenidade de abertura do evento

Na solenidade de abertura estiveram presentes a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; o  Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Cunha; o Diretor do Campus, Prof. Dr. Stélio Bezerra Pinheiro de Lima; a Vice-Diretora, Prof.ª Dr.ª Luciana Barbosa Silva; além dos coordenadores do evento, coordenadores dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, e representantes discentes.

Na ocasião, o Prof. Dr. Emídio Cantidio, ex-Reitor da UFRPE por oito anos e ex-diretor de Bolsas e Programas de Pós-Graduação da Capes, proferiu palestra sobre a evolução da Pós-Graduação no Brasil e principalmente no Nordeste e quais os novos rumos.

O evento teve por objetivo discutir as perspectivas da Pós-Graduação na UFPI e no Piauí; as intercalações entre a Graduação e a Pós-Graduação; as perspectivas de mercado para o graduado e licenciado do CPCE; a transferência de ciência e tecnologia através da linguagem científica.

"Considero que esse evento é o maior realizado até então no nosso campus e é um sucesso em todos os sentidos, desde o número de inscritos e resumos publicados, até o nível das palestras. Quero agradecer a comissão organizadora pelo trabalho realizado e parabenizar pelo nível do evento. Temos agora a certeza de que é possível pensar em eventos de maior porte para o nosso campus. Agradecer também aos palestrantes que se propuseram a contribuir na perspectiva de que a educação deve ir até onde as pessoas estão e não o inverso", afirmou o Diretor do Campus, Prof. Dr. Stélio Bezerra.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira ao lado do Diretor do Campus de Bom Jesus, Prof. Dr. Stélio Lima

Representando a comissão organizadora do evento, o Prof. Rodolfo Molinario, destacou a proporção que o evento atingiu com elevado número de inscritos e elogiu o desempenho de todos que fizeram parte da organização. "Na minha avaliação, até o momento o evento tem sido um sucesso, tanto em relação à quantidade de inscritos, em que superamos nossas expectativas, quanto na qualidade das palestras oferecidas e, principalmente, no empenho de toda a comissão organizadora. Foram mais de 500 inscritos, cerca de 180 trabalhos enviados e apresentados nas sessões oral e painel, não sobraram vagas para os minicursos oferecidos e até lista de espera teve que ser gerada, tamanha a demanda. Os imprevistos apareceram, os erros foram identificados, mas nada que comprometesse a qualidade do evento e, com tudo isso, somamos experiências para a próxima edição", disse.

Para o discente Thiago Rodrigues, além de bastante organizado, o evento proporcionou a troca de experiências com demais profissionais e o acesso a outras linhas de pesquisas. "Com valores acessíveis a todos os alunos, eu e muitos colegas pudemos participar desse evento que foi muito bom e muito bem organizado. Outra coisa muito boa foi a exposição dos trabalhos, pois com isso tivemos acesso a linhas de pesquisas de outros professores", destacou.

Público assiste a palestra de abertura