Mostra de Cinema de Direitos Humanos começa hoje (17) em Teresina

17/11/2014 08:39

A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul começa hoje (17) e vai até o dia 22/11, no Teatro do Boi, em Teresina. A Mostra de Cinema de Direitos Humanos é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal Fluminense, sendo uma das ações do conjunto de políticas públicas do Governo Federal. A Mostra é anualmente realizada em todas as capitais brasileiras e desde 2013 foi ampliada através do Projeto Democratizando, que promove sessões com filmes da Mostra em Pontos de Exibição de todos os países em embaixadas do Brasil.

Os temas tratados na mostra são pouco ou nada abordados no cinema convencional. A Mostra traz como tema principal Memória e Verdade e fala das verdades ocultas pela memória da ditadura militar. O filme de abertura será Que bom te ver viva, de Lúcia Murat, economista, escritora e diretora que foi torturada na ditadura militar também terá homenagem na mostra.

O filme Uma longa viagem, que  traz Caio Blat no elenco e trata do mesmo tema, também será uma das atrações da abertura. Os principais temas abordados nos filmes são: pessoas em situação de rua, infância e trabalho infantil, população albina, população negra, mulher, periferia, pessoas com deficiência auditiva e visual, cidade, liberdade de expressão e Proteção aos defensores dos direitos humanos.

O evento terá ainda sessões especiais como a Mostra Lúcia Murat (MLM), com filmes da homenageada; a Mostra Competitiva (MC), com filmes que serão votados pelo público (Meu Amigo Nietzsche); e a Mostra Memória e Verdade (MMV), com filmes sobre a ditadura militar, como Setenta e Cabra Marcado para Morrer.

Confira aqui a programação completa da mostra em Teresina.