HU promove Seminário sobre Pesquisa e Inovação Tecnológica

13/11/2014 16:48

Auditório com alunos, residentes e profissionais da área de saúde

Na manhã de hoje (13), teve início o II Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, promovido pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O objetivo do evento é sensibilizar os participantes sobre a importância da pesquisa, do ensino e da inovação tecnológica como fonte de desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde.

Na abertura do evento, estavam presentes o Superintendente do HUPI, médico e professor, Dr. José Miguel Luz Parente; a Gerente Administrativo do HUPI, Maria Rachael de Castro; a Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Profa. Dra. Regina Ferraz e a Gerente de Ensino e Pesquisa do HUPI, Professora Dra. Marta Alves Rosal.

A Conferência de abertura foi proferida pela Profa. Dra. Lia Cruz Vaz da Costa Damásio, ginecologista e Chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher do Hospital Universitário da UFPI, centrando-se no tema "Ensino, pesquisa e inovação".

Professora Dra. Marta Alves Rosal - Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-PI, Maria Rachael de Castro - Gerente Administrativo do HU, Profa. Dra Regina Ferraz - Diretora do CCS
Dr. José Miguel Luz Parente - Superintendente do Hospital Universitário
Profa. Dra. Lia Cruz Vaz da Costa Damásio

O Seminário, que acontece no Auditório do Hospital Universitário até amanhã (14), tem como público-alvo os profissionais do HUPI, os alunos dos cursos de Residência Médica e Multiprofissional, a comunidade acadêmica da UFPI e profissionais da área de saúde.

A psicóloga hospitalar Laís Carvalho, participante do evento, destaca a importância da iniciativa. "O HUPI é um hospital escola e, por isso, deve se preocupar em estimular as reflexões sobre a utilização de tecnologias para assim atingir uma melhor assistência", afirma.

Conferencista Profa. Dra. Lia Cruz Vaz da Costa Damásio

Para a Professora Dra. Claudete Ferreira de Souza Monteiro, Chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HUPI e Coordenadora do seminário, "a maior contribuição do evento é a sensibilização de alunos, residentes e profissionais sobre a importância da integração do ensino, da pesquisa e da inovação tecnológica, permeados pela ética".

O Seminário faz parte da programação da Primeira Semana HU em ação, que está ocorrendo no Hospital Universitário desde o dia 10 de novembro, com eventos científicos, culturais, sociais e motivacionais.