Professores e alunos de Ed. Física participam de Aula de Ginastica Laboral

12/11/2014 18:56

Professores e alunos do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizaram nesta quarta-feira (12), uma Aula Laboral demonstrativa no bairo São Cristovão para sevidores do setor leste de uma empresa de limpeza pública municipal. O objetivo foi de mostrar a importancia da atividade aos trabalhadores desta área, fazendo com que na prática eles sintam os benefícios da ginástica laboral, que dentre outros, evita a fadiga muscular, lesões por esforços repetivivos, corrige vícios posturais, além de promover a sensação de bem estar.

Coordenador da aula, o Prof. David Emérito acrescentou também "que a aula demostrativa é um primeiro passo para que seja feito um convênio entre a empresa e a UFPI, a fim de abrir campo de estágio para os alunos e futuramente empregos para os formados em Educação Física, tendo em vista que é um novo mercado que se abre e que ganha cada vez mais adeptos"

Jeferson Fernado, aluno do 5º período do curso de Educação Física da Ufpi que participou da atividade relatou sobre a experiência: "Foi uma experiência nova, uma área com o qual não tinha muito contato. Eles são pessoas que não tem contato com a atividade física regular, nós procuramos repassá-los exercícios e alongamentos que promevem o relaxamento muscular, a melhoria da flexibilidade das articulações e evitam lesões por esforço repetitivo e que fazem eles irem para o trabalho se sentido mais leves"

Carlos Ferreira, responsável pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho(SESMT) da empresa revelou que uma nova parceria pode surgir desse encontro "Nós procuramos inovar com o objetivo de manter a saúde dos funcionários e diminuir a carga de estresse no dia-a-dia no trabalho, sabemos que o trabalho contínuo e a falta de exercícios físicos favorem o aumento de lesões por esforço repetitivo dentre outras doenças, o que acabam afastando nossos funcionário de suas atividades. O sucesso foi surpreendente, os servidores que começaram tímidos a aula já estavão nos questionando quanto a data dos próximas exercícios, em virtude disso já encaminhamos a nível de gerencia o contrato de parceria para ser avaliado."

Ginastica laboral

A ginástica laboral é composta por exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, e é uma prática coletiva, promovendo a descontração e interação entre os colegas de trabalho. Ela age psicologicamente, ajudando a aumentar o poder de concentração e motivando-os em sua auto-estima.

Principais Benefícios:

Promove o combate e prevenção das doenças profissionais;
Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade, etc;
Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura;
Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho;
Reduz a sensação de fadiga no final da jornada;
Melhora da auto-estima e da auto-imagem;
Combate as tensões emocionais;
Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas;
Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe;
Melhoria das relações interpessoais;
Reduz os gastos com afastamento e substituição de pessoal;
Diminui afastamentos médicos, acidente e lesões;
Melhora da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade;