Estudantes e professores da UFPI participam de congresso no Pará

11/11/2014 10:13

Estudantes e professores do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), do Colégio Técnico de Floriano (CTF) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participaram do 20º Congresso Brasileiro de Apicultura e 6º de Meliponicultura (CONBRAPI), que aconteceu na cidade de Belém do Pará, entre os dias 05 e 08 de novembro.

Representantes do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) em congresso no Pará

A representação da Instituição ficou marcada pela apresentação de trabalhos, sobretudo a exposição de 13 pôsteres, a palestra ministrada pelo Prof. Dr. Darcet Costa Souza do Centro de Ciências Agrárias (CCA). O Prof. Dr. Laurielson Chaves Alencar se integrou ao evento como membro da comissão técnico-científica nacional da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), alunos dos Cursos de Agronomia e Zootecnia de Bom Jesus, do Colégio Técnico de Floriano (CTF) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA) de Teresina também prestigiaram o congresso.

Prof. Dr. Darcet Costa Souza ao lado de pesquisadores da USP, o Prof. Dr. David de Jong, Prof. Dr. Lionel Gonçalves e  Prof. Dr. Espencer Egea

Segundo o Professor Darcet Costa Souza, docente há mais de 20 anos na UFPI, o Piauí tem destaque na criação de abelhas. "O estado sempre despontou com força na produção apícola e com o advento da globalização e da internet a Universidade tem acertadamente investido em determinadas modalidades de ensino, contribuindo para a ascensão neste setor econômico", ressalta.

Quanto ao corpo de estudantes que acompanharam a programação a grande lição é o aprendizado. "O congresso foi uma oportunidade única de aproximação com a base produtiva, pois diferentemente de outros congressos acadêmicos, há a presença massiva de produtores em busca de informações do meio cientifico", afirma Elói Rodrigues, aluno de Agronomia.