Alunos do curso de Comunicação Social da UFPI realizam Campanha MIMBÓ

10/11/2014 10:52

Iniciativa de alunos do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na disciplina de Administração de Marketing, ministrada pela profª. Dra. Ana Regina Rêgo, a campanha MIMBÓ: INVISTA NESSE RITMO visa arrecadar roupas e livros em bom estado de uso que serão doados à comunidade quilombola Mimbó, localizada a 22 km de Amarante-PI e a 170 km de Teresina.

Além de roupas, a comunidade carece de incentivo à leitura, tendo em vista que a única biblioteca do local possui poucos exemplares. A iniciativa atende a uma solicitação de líderes da comunidade, levando em conta necessidades do povo Mimbó. A ideia é motivar a sociedade de Teresina e a comunidade acadêmica da UFPI a fazer doações e a se engajar na causa, praticando a solidariedade, incentivando e promovendo o acesso aos livros. Além disso, a campanha busca fazer com que o Mimbó se torne mais conhecido e valorizado.

A doação de roupas e livros pode ser feita em um dos pontos de arrecadação espalhados por Teresina. No Centro da cidade, são pontos da campanha a loja Arcádia, a Igreja Nossa Senhora das Dores e o Colégio Gauss (Bairro Ilhotas). Na Zona Sul as doações podem ser feitas no Condomínio Isadora (Bairro Cristo Rei) e na sede da Justiça Federal. Na Zona Leste os pontos de arrecadação são a Facid, a Uninovafapi e a Igreja Assembleia de Deus (Bairro de Fátima). Além disso, vários pontos estão espalhados pela Universidade Federal do Piauí, campus de Teresina. São eles o DCE da UFPI, o Centro Acadêmico de História, o Centro Acadêmico de Filosofia, o Centro Acadêmico de Pedagogia e o Centro Acadêmico de Comunicação Social/Jornalismo.

Mais informações podem ser encontradas no blog invistamimbo.wordpress.com e na fanpage facebook.com/invistamimbo. A campanha MIMBÓ: INVISTA NESSE RITMO se estende até o dia 20 de novembro de 2014. Ao final das arrecadações os alunos irão fazer uma excursão ao Mimbó, onde entregarão as doações recolhidas à comunidade quilombola.

O MIMBÓ

O Mimbó é uma das mais antigas comunidades quilombolas do estado do Piauí. O assentamento foi criado em 2001 pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e foi demarcado numa área de 1.780 hectares, onde moram cerca de 105 famílias, o que soma uma média de 800 pessoas que ainda vivem do extrativismo vegetal e dependem de programas de transferência de renda do Governo Federal. Além disso, a comunidade quilombola também vive de pequenos comércios e da criação de animais.

A característica tida como mais forte da comunidade Mimbó são seus traços culturais. Manifestações como o Pagode do Mimbó, as danças e os sons, a religiosidade, a capoeira e outras ações, demonstram a preservação e a importância da cultura afro para este povo. O ritmo marcante, a festividade e a alegria do Mimbó fazem dessa comunidade um importante lugar de herança histórica e cultural para o Brasil e para o Piauí. É esse ritmo forte e envolvente que dá nome à campanha promovida pelos estudantes da UFPI.

Confira fotos da comunidade quilombola Mimbó: