Hospital Universitário promove Semana HU em Ação

07/11/2014 16:33

O HU/UFPI foi inaugurado em 9 de novembro de 2012

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promove, no período de 10 a 14 deste mês, a Semana HU em Ação, com eventos científicos, esportivos, culturais e motivacionais.

No primeiro dia do evento, haverá o lançamento da Carta de Serviços ao Cidadão, uma espécie de manual de orientações dirigido aos pacientes do Hospital Universitário. Para o Superintendente do HUPI, Prof. Dr. José Miguel Luz Parente, "o lançamento desta carta é uma atitude de respeito ao paciente, colocando à sua disposição informações necessárias à compreensão dos serviços prestados pelo hospital".

Também integra a programação, a abertura do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, que possibilitará o tratamento de doenças cardiovasculares a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Serviço de Hemodinâmica prestará atendimento a pacientes ambulatoriais com agendamento pelo SUS e a pacientes internados no HUPI. De acordo com o Dr. Paulo Márcio Nunes, professor, cardiologista e responsável técnico pelo serviço, haverá um ganho significativo para o tratamento de doenças cardiovasculares, já que "poderão ser realizados exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos como cateterismo cardíaco, angioplastia coronária e embolização vascular de tumores".

Na solenidade de inauguração do serviço, que acontece na terça-feira (11), às 19h, haverá palestra ministrada pelo Dr. José Eduardo Moraes Rêgo Souza, médico considerado um dos pioneiros da Cardiologia Intervencionista mundial. Com especialização em cardiologia pediátrica pela Harvard Medical School, é também membro da Academia Brasileira de Medicina.

A programação se estende até a sexta-feira (14), com exposições, competições esportivas, palestras motivacionais dirigidas ao público interno do Hospital Universitário e a realização do II Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, que acontece nos dias 13 e 14 de novembro.

De acordo com o Prof. Dr. José Miguel Luz Parente, a Semana HU em Ação marca a evolução do Hospital Universitário, pontuando as conquistas alcançadas. "Neste ano, tivemos um aumento progressivo do número de leitos para internação hospitalar, dispondo de 75 leitos para especialidades clínicas, 75 para especialidades cirúrgicas e dez de terapia intensiva. Agora, com o serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, vivenciaremos o aumento de internações para casos de média e alta complexidade, aprimorando a resolutividade referente aos pacientes da rede SUS para o HUPI", observa o Superintendente.