Alunos do CTF celebram o Halloween e fazem imersão na cultura inglesa

07/11/2014 09:46

Bruxas, vampiros, fadas, rainhas e demais personagens que representam alguns dos opostos que regem o mundo (o bem e o mal) perambularam pelos corredores do Colégio Técnico de Floriano (CTF) durante toda a sexta-feira (31). A caracterização fazia parte do trabalho proposto aos alunos do Ensino Médio, para que estudassem a origem, história, símbolos, aspectos religiosos e tudo mais que compõe essa data conhecida em todo mundo como Halloween.

Alunos do Colégio Técnico de Floriano celebram o Halloween

Durante todo o dia, os alunos tiveram a oportunidade de discorrer sobre questões relativas a essa data, como "deveríamos nós, brasileiros, celebrar uma festa oriunda da cultura estrangeira?" e "o que é estrangeiro diante das novas tecnologias que nos aproximam e tornam este imenso espaço chamado mundo em uma aldeia global?". E mais ainda, ficarem cientes de que estudar culturas alheias os ajuda a compreender melhor o mundo. "O que fazem, como fazem e porque fazem, influenciam direta ou indiretamente no nosso cotidiano", afirmou a aluna Maria Divina.

Os alunos estudaram e passaram adiante o que aprenderam sobre a origem e história do Halloween, símbolos, resistência religiosa, movimentação econômica e rituais como o do Jack da Lanterna (abóbora iluminada) e Trick or Treat (Gostosuras ou Travessuras), um costume europeu, e os reproduziram fielmente. De acordo com a tradição, na noite do dia 31, as crianças pedem balas ou doces e em troca, devem oferecer uma oração a alguém que já se foi.

Os alunos comemoraram a data com uma festa à fantasia e premiação para os melhores caracterizados

Através da comemoração do Halloween, os alunos tiveram a oportunidade de estudar temas transversais relacionados às disciplinas do cotidiano escolar, como história, sociologia, religião e até matemática, uma vez que utilizaram os conhecimentos adquiridos em geometria espacial para a confecção dos chapéus de bruxas. Os estudantes do CTF receberam alunos da Universidade Federal do Piauí e de outras instituições de ensino durante todo o dia, e à noite todos celebraram a data com uma festa à fantasia e premiação para os melhores caracterizados. Entre os prêmios, estava um tablet, livros de inglês, revistas culturais, pen drives, roupas e kits de beleza, aliando educação e entretenimento.

"Uma vez que a língua estrangeira é lecionada nas escolas brasileiras, faz-se necessário que sejam desenvolvidas atividades relacionadas ao tema, enriquecendo o vocabulário dos alunos e fomentando o conhecimento que abrange história, religião e artes que dizem respeito a esta data celebrada em todos os países que têm a língua inglesa como oficial", destacou Danielle Rêgo, professora de inglês e organizadora do evento.

Para a Prof.ª Danielle, o Halloween é uma oportunidade de vivenciar culturas distintas, uma vez que se trata de uma manifestação cultural norte-americana. "Estudar a cultura estrangeira, não significa que nós distanciamos da nossa, pelo contrário. Entender um pouco do mundo traz como consequência entender melhor nossa realidade e fazer comparações não equivocadas, para que, desta forma, evitemos resistência e preconceito em relação à multiculturalidade presente no mundo", acrescentou a professora.

Halloween na cultura mundial

Cada turma de Ensino Médio ficou responsável pela decoração temática de sua sala e pela maneira como abordaria o tema. Alguns alugaram até caixões, mas reforçaram que o Halloween, embora seja difundido mundialmente como Dia das Bruxas, indica renascimento, pois tem origem na Igreja Católica que honra Todos os Santos no dia 1° de Novembro. Por isso, etimologicamente falando, Halloween vem de All Hallows Eve - véspera de todos os santos.

Alunos do Colégio Técnico de Floriano durante a celebração do Halloween

De acordo com a tradição, essa é uma data de celebração à vida e à cultura de especial relevância em alguns países como Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. Reza a lenda que o feriado, à época de sua origem, chama-se Samhain, o novo Ano para os Celtas. E desde então, marcava o fim oficial do verão e início do ano novo, além da última colheita do ano para os celtas, o início do armazenamento de mantimentos para o inverno e o retorno dos rebanhos. De acordo com a professora de inglês Danielle Rêgo, reduzir o Halloween a uma simples data quando as pessoas usam fantasias monstruosas ou atribuir à data a celebração de forças do mal é, no mínimo, falta de informação e preconceito. "E é contra eles que também lutamos, seja no meio acadêmico ou na comunidade onde podemos atuar", concluiu.