Solenidade marca abertura do Núcleo de Práticas Jurídicas da UFPI

31/10/2014 11:15

Foi aberto na manhã de hoje (31) o Núcleo de Práticas Jurídicas vinculado ao Departamento de Práticas Jurídicas (DCJ) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na ocasião estiveram presentes discentes e docentes do Curso de Ciências Jurídicas, representantes da Administração Superior da UFPI, o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, o Diretor do CCHL e autoridades convidadas. O Núcleo tem por finalidade instituir um núcleo de assessorias e orientações a sociedade, além de outras atividades como acompanhamento de petições e processos.

Solenidade marca inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas do Departamento de Práticas Jurídicas (DCJ)

Durante a cerimônia de inauguração foi realizado o seminário "A Prática Jurídica e a crise do Estado Democrático de Direito: desafios e perspectivas", que contou com uma mesa com o tema "A Prática Jurídica e a crise do Estado Democrático de Direito: desafios e perspectivas", e com as palestras "A Justiça Penal e a contemporaneidade", do Prof. Dr. André Nicolitt, Juiz de Direito do Estado do Rio de Janeiro; e "A crise do direito e as perspectivas com a mediação para conciliação", ministrada por Patrícia Melo de Carvalho, Pós-Graduada em Direito Público e em Direito Privado pela UFPI.

Compareceram a solenidade de abertura discentes e docentes do Curso de Direito, representantes da Administração Superior da UFPI, o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, o Diretor do CCHL e autoridades convidadas

A mesa redonda foi formada pelo Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; o Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras, Prof. Dr. Nelson Juliano Matos; a Chefe do Departamento do Curso de Ciências Jurídicas, Prof.ª Dr.ª Maria Sueli Rodrigues; a Coordenadora do Curso de Ciências Jurídicas, Prof.ª Dr.ª Germana Trindade; o Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas Dr. Berto Higor; a Vice-Presidente da OAB-PI, Dra. Eduarda Mourão; o Presidente do Instituto Piauiense de Advogados, Dr. Álvaro Mota; o Juiz de Direito do Estado do Rio de Janeiro, Dr. André Nicolitt.

A mesa redonda formada durante a solenidade de abertura

Durante a solenidade de abertura o Reitor falou sobre o compromisso da sua administração para com o Curso de Ciências Jurídicas e para com a comunidade acadêmica de uma maneira geral. "Quero parabenizar a equipe que hoje conduz o curso de Direito, em especial a Professora Maria Suely e a Professora Germana Trindade, pois o curso de Direito é uma vitrine para a UFPI, sempre colocado como um dos primeiros lugares do Brasil. Além da inauguração desse Núcleo, estamos trabalhando para implementar um novo Dinter, que é o Doutorado Interinstitucional com a UFPB, e esperamos que seja em breve para que possamos qualificar os nossos docentes e em breve implementar um Mestrado em Direito aqui na UFPI, que é um objetivo nosso antes de terminarmos o nosso mandato em 2016", afirmou o Magnífico Reitor.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Segundo o Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, Dr. Berto Higor, o espaço é destinado não só a comunidade acadêmica, mas a população em geral. "As atividades de práticas jurídicas são atividades relacionadas ao acompanhamento de petições e de processos. Esses processos, por sua vez, são de pessoas que não tem a condição de arcar com advogados, então aqui nós podemos fazer o serviço de dar orientação e acompanhamento a essas pessoas", declarou o professor.

Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, Dr. Berto Higor, fala sobre a importância do Núcleo para a comunidade

Além desse serviço, o Núcleo também tem por objetivo realizar cursos de extensão aos estudantes do Curso de Direito, através de disciplinas e cursos que não são contemplados pela atual grade curricular. "O curso de Direito não é um curso só doutrinário, é também um curso prático e empírico, e essa prática é indispensável para que nós possamos aplicar a realidade dos livros na realidade da vida. E o Núcleo de Práticas Jurídicas veio justamente para possibilitar que nós, estudantes de Direito, tenhamos contato com essa outra vertente que não pode ser vista em sala de aula e que com certeza vai nos preparar para nossa atuação profissional no futuro", destacou Yan Walter, estudante do 8º período.

Coordenadora do Curso de Ciências Jurídicas, Prof.ª Dr.ª Germana Trindade

"Esse Núcleo é importante porque vai transformar o conhecimento teórico em prática, e isso beneficia os alunos, na medida em que aumenta o conhecimento, e a sociedade se beneficia porque vai ser quem vai receber os frutos desse empenho, desse conhecimento teórico aliado com a prática. Aqui a nós vamos prestar serviços de assessoria e de orientação a sociedade, então esse é um espaço que não vai ser restrito ao círculo dos estudantes de Direito, ele vai ser aberto para toda a sociedade", concluiu a Coordenadora do Curso de Ciências Jurídicas, Prof.ª Dr.ª Germana Trindade.