UFPI assina convênio para gestão da Rede Poti

29/10/2014 17:19

Com o objetivo de firmar a assinatura do convênio para gestão do projeto Rede Poti, aconteceu na tarde desta quarta-feira (29) uma reunião entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão (FADEX) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Na ocasião, estiveram presentes o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, o diretor do NTI, André Macêdo Santana, o reitor da UESPI, Nouga Cardoso Batista, o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Carvalho Leite, o presidente da Fapepi, Félix Raposo Filho, a superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão (FADEX), Nilza Campos de Andrade, o presidente do comitê gestor do projeto, Prof. Carlos Giovani, e o coordenador do projeto, Prof. Vinicius Machado.

Reitor da UFPI, José Arimatéia, assina convênio para gestão do projeto Rede Poti

Durante a solenidade, o reitor da UFPI ressaltou a contribuição que o convênio estabelecido entre as instituições trará a todas elas e, principalmente, a UFPI. "Firmar esse compromisso significa consolidar a aproximação entre as entidades presentes, corroborando com a criação de um ambiente propício à parceria e ao desenvolvimento científico e tecnológico por meio do incentivo à pesquisa.", relatou o Prof. Dr. José Arimatéia.

A Rede Poti

A Rede Poti faz parte de um projeto nacional da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como missão promover o uso inovador de redes avançadas em instituições de ensino e pesquisa do país, custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e é uma realização de iniciativa das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep).

Presidente do comitê gestor da RNP,Carlos Giovani,apresenta as funcionalidades da Rede Poti

De acordo com André Macêdo , diretor do NTI/UFPI, a partir dessa rede todas as instituições de pesquisa associadas ao projeto estarão interligadas entre si o que garantirá o provimento do serviço de internet e uma significativa redução nos custos da Universidade.

Aproximadamente 62 km de cabos de fibras ópticas, auto sustentados constituem a Rede Poti; sendo 34 km com cabos de 24 fibras (anel) e 28 km de 12 fibras (radiais), ambos monomodo, interligando as principais instituições públicas de ensino e pesquisa local ao Ponto de Presença (PoP-PI) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa de Teresina, apresentando formato em anel, o que a torna mais tolerável a falhas. Ou seja, em caso de ocorrência da ruptura de um enlace de fibra, o tráfego de dados é feito pelo outro lado do anel.

Representantes da UFPI, UESPI, IFPI, FAPEPI e EMBRAPA firmam parceria para gestão da Rede Poti