I Sarau LPT: música, teatro, poesia e dança agitaram o CTF

29/10/2014 11:46

A aluna levanta no meio do público e começa a declamar uma poesia. Todos estão sentados no chão e observam atentamente Laís dos Santos apresentar Amor, de Florbella Spenca. Esse foi só um dos grandes momentos do I Sarau LPT, promovido pelo Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT), sediado no Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI). A programação do evento contou com apresentações musicais, teatrais, de dança, declamação de poesias e sorteio de livros, CDs, DVDs e um tablet.

Laís dos Santos declama poesia no meio do público

Na fala de abertura, o coordenador do LPT e organizador do evento, professor José Ribamar Lopes Batista Júnior, destacou que os projetos e o Laboratório incentivam o protagonismo juvenil, dá oportunidade de expressão, voz e poder aos alunos. "Vimos diante da comunidade escolar, emergir dos alunos, os talentos, opiniões, atitudes e, principalmente, novas identidades, agora fortalecidas e renovadas pela certeza que são capazes, capazes de mudar a realidade e a própria condição", destacou.

Professor José Ribamar e professora Elizabeth Rocha na abertura do evento

Os estudantes apresentaram a peça Entre o céu e o inferno, adaptação da obra O auto da compadecida, de autoria de Ariano Suassuana. A estudante Jamyla Ysnayla participou da peça e ficou emocionada com o evento. "O sarau foi perfeito. Quanta riqueza de conhecimento em um evento só e a certeza que o CTF é cheio de talentos", pontuou.

Danilo Leite é estudante do CTF e surpreendeu a todos pela maestria ao tocar saxofone. Além de emocionar, ele também colocou o público para dançar e ficou feliz em ter seu talento reconhecido. "O Sarau mostrou que os jovens que se apresentaram têm uma bagagem enorme de criatividade e talentos. Fiquei muito feliz e honrado pelo convite".

Para a professora Danielle Rêgo, o evento representou um marco para o CTF/UFPI. "Uma oportunidade para os alunos lançarem um novo olhar sobre as artes e para nós, professores, lançarmos um novo olhar sobre eles, que transbordam de emoção".

Com o sucesso da primeira edição, o evento fará parte do calendário de atividades do Colégio e será realizado todo semestre.

Laboratório de Leitura e Produção Textual - LPT

Os projetos Pipoca Cultural, (Re) Descobrindo os Clássicos, Polêmicas em Debate, Ação Legal e Radiotec deram origem ao LPT. O Laboratório surgiu no espaço virtual e, atualmente, conta com uma sede física que é frequentada assiduamente pelos alunos. A partir do projeto, foi montada uma biblioteca e criado o prêmio Leitores do Bimestre.

Confira fotos do I Sarau:

Elenco da peça Entre o céu e o inferno

O saxofonista Danilo Leite

Alunas fazem apresentação de dança do ventre

Aluna é sorteada com um tablet

Voz e violão com o estudante Pedro Otávio e a professora Danielle Rêgo

José Daniel, estudante do IFP/Floriano, declama poesia