Biblioteca realiza exposição e oficina sobre xilogravura

28/10/2014 11:58

Nesta terça-feira (28), está sendo realizada a exposição "Engrenagens", na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em comemoração de um ano de atuação com a divulgação da arte, o primeiro Núcleo de Estudos de Práticas de Gravura do Piauí (NUGRAPPI), idealizado e coordenado pela professora de Gravura, Yolanda Carvalho, tem como objetivo dar visibilidade e o desenvolvimento de pesquisas sobre a gravura e a troca de experiências.

O NUGRAPPI teve origem após a realização do curso de extensão "Iniciação das Artes Gráficas", promovido pelo Departamento de Artes Visuais da UFPI, em 2013. Foram obtidos tão bons resultados, que foi gerado a necessidade da criação de um núcleo de estudos de gravuras.

Gravadora da exposição Engrenagens, Cláudia Freire

Segundo a estudante do curso de Artes, participante do grupo e gravadora da exposição, Cláudia Freire, "Engrenagens" representa uma metáfora sobre o sentimento estabelecido pelo grupo. "Foi uma forma de homenagear o grupo, por sermos coesos e trabalharmos juntos com dedicação em prol do objetivo de levar arte para as pessoas, um impulsionando o outro como uma engrenagem", destacou.

Cláudia Freire afirmou ainda que durante as reuniões realizadas a cada quinze dias, foi decidido que seriam utilizados materiais alternativos mais acessíveis, como o isopor, trazendo assim uma forma de economia e preservação da natureza.

A exposição que faz parte da XV Semana Nacional do Livro e Biblioteca, será realizada até o dia 31 de outubro, e ainda serão ofertadas entre os dias 29 e 30, das 14h ás 18h, uma oficina gratuita em que as técnicas do processo serão repassadas pelos alunos do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID) da UFPI.

Confira mais fotos: