Estudantes de Fisioterapia participam de Congresso em Parnaíba

28/10/2014 11:40

Entre os dias 22 e 25 de outubro aconteceu o I Congresso de Fisioterapia do Delta do Parnaíba (COFIDEP). A programação contou com palestras, minicursos, mesas redondas e apresentações de trabalhos. O evento foi uma oportunidade aos estudantes de Fisioterapia, contribuindo com o enriquecimento acadêmico e trouxe à Parnaíba relevantes debates desde assuntos que tratam da atenção básica à reabilitação.

Estudantes de Fisioterapia participam do I Congresso de Fisioterapia do Delta do Parnaíba (COFIDEP)

Durante o congresso, alunos da UFPI fizeram a exposição de atividades, conquistando prêmios. Na modalidade apresentação oral o 1º lugar foi para o trabalho "Mecanismos envolvidos no fenômeno cross-education e seus instrumentos de mensuração: revisão literária", apresentado pela estudante Monara Kedma. Já o 2º lugar foi para o trabalho "Alterações na banda beta do eletroencefalograma na coerência durante as condições de treino mental, ativação do sistema de neurônios espelho e prática do gesto motor de alimentação em sujeitos hemiparéticos à direita", apresentado pela aluna Lysnara Lial da Pós-Graduação em Ciências Biomédicas da UFPI. Em 3º lugar ficou o trabalho "Perfil dos ingressantes no curso de Fisioterapia: concepção e razões de escolha da profissão", apresentado pela aluna Lana Ibiapina do 9º período do Curso.

Fernando Max, estudante de Fisioterapia apresenta trabalho no Congresso

Na modalidade pôster, Fernando Max estudante do 8º período de Fisioterapia, recebeu o 2º lugar com seu trabalho "Vantagens e desvantagens na utilização dos instrumentos de investigação do equilíbrio estático e dinâmico". A aluna Brena Yorrana, do 7º período, ficou em 3º lugar com o trabalho "As variações climáticas e sua correlação com casos de óbitos por infecção respiratória aguda em crianças menores de cinco anos no estado do Piauí".

Segundo a Professora Dionis Machado, coordenadora do Curso de Fisioterapia, a participação no Congresso foi satisfatória: "Esses resultados são frutos da dedicação do corpo docente e do empenho dos discentes, mostrando que o curso de Fisioterapia da UFPI solidamente se firma no cenário da Fisioterapia do Piauí", destacou.