XII Jornada de Acadêmica de Odontologia inicia sua programação

24/10/2014 12:28

Realizou-se noite de ontem (23), no Cine Teatro da UFPI, a cerimônia de abertura da XII Jornada Acadêmica de Odontologia, que acontecerá em conjunto com a I Jornada Científica do Programa de Pós-Graduação em Odontologia e o V Encontro de Ex-Alunos de Odontologia.

Com o tema "Pesquisa e Interdisciplinaridade em Odontologia", a Jornada de Odontologia tem em vista a exposição dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos estudantes da UFPI e de outras instituições de ensino superior.

A Prof.ª Dr.ª Jaíra Maria Gomes, coordenadora geral de pesquisa, ministrou a palestra de abertura, cujo foco foi a importância da pesquisa para a formação dos alunos de graduação. "A pesquisa é um dos pilares formadores do aluno na graduação, como bem sabemos, hoje trabalhamos não apenas o ensino, mas a pesquisa, a extensão e a internacionalização, que constituem um conjunto de atividades que o graduando deve experimentar para obter uma formação mais sólida, e ingressar no mercado de trabalho bem mais preparado", afirmou.

Prof.ª Dr.ª Jaíra Maria Gomes, coordenadora geral de pesquisa

Para a presidente da Jornada, Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Vasconcelos, esta edição superou as expectativas. Foram 137 trabalhos inscritos, 330 participantes, ultrapassando o número de alunos de Odontologia da UFPI, o que significa a adesão de alunos de outras instituições de ensino. "A Jornada tende a crescer a cada edição. Este ano estamos muito satisfeitos com os resultados. Além disso, percebemos que o perfil dos nossos alunos também está mudando, pois ele encontra-se mais voltado para a pesquisa e extensão, e isso nos anima bastante, o que nos motivou na escolher do tema", destacou.

Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Vasconcelos, presidente da Jornada

O Pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Hélder Cunha, destacou a importância da realização de eventos dessa natureza para o desenvolvimento tanto da graduação como da pós-graduação. "Este evento é muito significativo, até porque neste ano ele está ganhando uma nova conotação. Até então era mais voltado para a graduação, e nesta edição específica, a pós-graduação também está em foco, e isso estreita a relação entre as duas, dando oportunidade para os alunos mostrarem seus trabalhos e se sentirem mais motivados para expandir suas pesquisas", frisou o professor.

Prof. Dr. Hélder Cunha, Pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação

André de Aguiar, aluno do 7° período do curso de Odontologia, afirma que a Jornada é um espaço que os alunos possuem para apresentar os resultados de tudo aquilo que produzem, além de ser também um momento de troca de experiências, contribuindo para a ampliação do conhecimento. "Inúmeras pesquisas são desenvolvidas na Universidade, e o evento se constitui como um meio para apresentarmos nossas produções e nos atualizarmos também, tendo contato com o que está sendo realizado na academia e no mercado, o que contribui de forma significativa para a nossa formação".