Segundo dia da Ruraltec: alunos participam de minicursos e exposições

23/10/2014 12:04

Na manhã desta quinta-feira (23) teve continuidade a programação da XI RURALTEC (Semana do Produtor Rural do Meio-Norte), no Centro de Ciências Agrárias (CCA). Estão sendo realizadas durante o todo o dia, exposições de empresas públicas e privadas, minicursos e a VII Mostra Viva de Ciências Agrárias.

Alunos dos cursos de Med. Veterinária e Eng. Agronômica participantes da XI RURALTEC

Para o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante, a RURALTEC é uma oportunidade de encontro entre a universidade e a comunidade em geral, especialmente os produtores rurais e os estudantes das redes pública e privada de ensino. " O CCA produz conhecimento e tecnologia, e essa é uma oportunidade de fazermos esse encontro de quem produz no campo e precisa dessa ajuda, e nós que precisamos levar o que nós produzimos ao campo", declarou o Pró-Reitor.

Prof. Dr. Miguel Cavalcante, Pró-Reitor de Extensão, e Profª Drª Ana Liz Bezerra

A VII Mostra Viva de Ciências Agrárias é realizada dentro da RURALTEC. O espaço conta com a participação de alunos dos Cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária. "O nosso objetivo é trazer os alunos de ensino fundamental e ensino médio para conhecer os Cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica e estimular esses alunos a realmente entender que cursos são esses e a importância desses cursos para o desenvolvimento do país", destaca a coordenadora Profª Drª Ana Liz Bezerra. A Mostra Viva de Ciências Agrárias, além de palestras ministradas pelos alunos aos visitantes e das demonstrações de produtos patenteados por produtores rurais, também conta com o Zoo Baby, espaço destinado ao público infantil.

Alunos dos Cursos de Med. Veterinária e Eng. Agronômica recebem alunos do ensino fundamental e médio

A programação inclui também exposições de empresas públicas e privadas, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (SEBRAE). Além de exposições dos alunos dos cursos de graduação do Centro de Ciências Agrárias e do curso técnico em Agropecuária do Colégio Técnico de Teresina. "Nós montamos o estande com o objetivo de demonstrar que o Colégio Técnico de Teresina é uma opção para os jovens que, além do Ensino Médio, estão procurando um Curso Técnico, principalmente para aquelas pessoas que já estão na área agrícola", afirma Isolda Nascimento, professora do Colégio Técnico de Teresina e coordenadora do estande do CTT.

Estande do Colégio Técnico de Teresina

Os minicursos ofertados durante essa edição do RURALTEC são organizados de acordo com a demanda do próprio campus. Além de professores do CCA, também ministram esses minicursos, pesquisadores de empresas parceiras do evento, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense (INEAGRO), a EMBRAPA e o SEBRAE.

Coordenador do RURALTEC, Prof. Dr. Acrísio de Miranda Sampaio.

"Eles sempre foram parceiros nossos nessa jornada e fazem questão de participar com a gente. Essa é uma forma de integrar a universidade com outros órgãos que nós temos essa parceira. O que nós acreditamos é que temos obrigação de sermos criativos, temos que arrumar uma forma de passar a tecnologia que produzimos aqui na universidade para o produtor rural, através de minicursos ou demonstrações no campus, como as exposições e a Mostra Viva que estão acontecendo na Ruraltec", conclui o coordenador do RURALTEC, Prof. Dr. Acrísio de Miranda Sampaio.