Exposição e oficina sobre xilogravuras compõe Semana do Livro da UFPI

20/10/2014 10:53

Tendo como principal objetivo o desenvolvimento de pesquisas sobre a gravura e a troca de experiências, o primeiro Núcleo de Estudos de Práticas de Gravura do Piauí (NUGRAPPI), completa um ano de intensa atividade, configurando-se como importante espaço de divulgação da arte. Para comemorar a data, o grupo realizará, a partir da próxima terça-feira (28), a exposição "Engrenagens", na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Idealizado e coordenado pela professora de Gravura da UFPI, Yolanda Carvalho, o NUGRAPPI surgiu após a realização de um curso de extensão "Iniciação das Artes Gráficas", promovido pelo Departamento de Artes Visuais da UFPI, em 2013. Os resultados do curso foram tão positivos que resultou na criação de um núcleo de estudos de gravuras.

Em um ano de atividades, o NUGRAPPI coleciona inúmeras ações. Dentre as de maior destaque, estão a participação no Artes de Março, com a realização de uma exposição que contou com trabalhos de gravadores da Itália; a participação no Salão do Livro do Piauí (SALIPI), atraindo mais de oitocentos participantes para as oficinas ofertadas; além dos eventos realizados para a comunidade acadêmica.

Segundo a coordenadora do grupo e curadora da exposição, Yolanda Carvalho, "Engrenagens"representa  uma metáfora sobre o sentimento que rege o grupo. "O NUGRAPPI é formado por vários membros, quando nos unimos, formamos um grande corpo. Uma grande engrenagem que dá funcionamento ao corpo. Pensamos nessa exposição para revelar os estudos, os experimentos, os resultados do que foi realizado e compartilhar com outras pessoas", destacou.

Dessa forma, o público que for conferir a XV Semana Nacional do Livro e da Biblioteca terá a possibilidade de entrar em contato com a produção de 15 membros do NUGRAPPI, até o dia 31 de outubro. Visando integrar os visitantes com o universo da xilogravura,  também será ofertada entre os dias 29 e 30, das 14h ás 18h, uma oficina gratuita em que as técnicas do processo e sua aplicabilidade serão repassadas pelos alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFPI.

Segundo a Profª Antônia Dalva, coordenadora do PIBID da UFPI, a parceira entre os alunos envolvidos no projeto do curso de artes com a programação do evento da XV Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é muito grata, pois através da parceria os alunos das escolas públicas, onde os bolsitas da UFPI desenvolvem seus projetos, virão até a Univeridade permitindo o contato  com o  universo acadêmico.