Lançamento do livro "Ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos"

17/10/2014 10:53

No próximo dia 21, às 16h, a Biblioteca Central da UFPI será palco do lançamento do livro de crônicas "Ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos", de autoria de Maria das Graças Targino. O evento abre as atividades da XV Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a ser realizada no período de 21 a 31 de outubro, na própria Biblioteca da UFPI.

A publicação reúne, em mais de 200 páginas, exatos 90 textos sobre temas os mais variados possíveis, que incluem temas clássicos ou já bastante discutidos, como amores, solidão, prostituição, ciclos da vida, relacionamentos humanos, sexualidade, tradições culturais, violência contra a mulher, saúde e educação pública, bendição ou maldição do poder, como também, tópicos mais contemporâneos, como selfie, black blocks, ebola, expansão violenta das drogas entre jovens, violência urbana crescente e muitos outros itens polêmicos, vistos e revistos sob o olhar singular  e solidamente construído da autora.

Maria das Graças Targino

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e jornalista, finalizou seus estudos em nível de pós-doutorado junto ao Instituto Interuniversitario de Iberoamérica da Universidad de Salamanca, e Máster Internacional en Comunicación y Educación da Universidad Autónoma de Barcelona, (Espanha), ano 2007. Atuou como pesquisadora junto ao referido Instituto / USAL, de março de 2010 a julho de 2011. Ao longo das décadas, tem escrito centenas de artigos técnico-científicos, capítulos de livros e livros nas áreas de ciência de informação e comunicação, enveredando pela literatura, com o livro de crônicas Palavra de honra: palavra de graça. Destaque para o livro Jornalismo cidadão: informa ou deforma, lançado em 2009, pelo The Information for All Programme da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Ênfase também para a organização como coautora de uma trilogia alusiva às revistas científicas: (1) Preparação de revistas científicas: teoria e prática; (2) Mais sobre revistas científicas: em foco a gestão; (3) Acessibilidade e visibilidade de revistas científicas eletrônicas, com a ressalva de que os dois últimos estão editados pelo Senac São Paulo e Cengage Learning. Após manter vinculação com a Universidade Federal do Piauí, por 25 anos, atuou como professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) entre 2011 e 2013. Atualmente, professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Dentre outras atividades atuais, é membro da Comissão Editorial (permanente ou ad hoc) de diferentes periódicos nacionais. Ademais, escreve, a cada semana, coluna de opinião no jornal diário O Dia, Teresina PI. Dentre os prêmios conquistados, está o Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Comunicação, Liderança Emergente.