UFPI participa de edição da Feira PiauíTec 2014

14/10/2014 15:45

Com abertura nesta terça-feira (14), a Feira PiauíTec 2014, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é uma amostra das pesquisas e estudos realizados no Piauí, expondo trabalhos desenvolvidos por alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), e instituições privadas.

Serão difundidos também trabalhos de instituições como Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEPI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O Prof. Dr. Miguel Cavalcante, Pró-Reitor de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Piauí, destacou a importância da academia na qualificação de novos profissionais e o papel que a UFPI vem desempenhando no desenvolvimento do estado. "Devemos procurar aliar cada vez mais a academia com as exigências do mercado. Esses profissionais logo estarão formados, e a qualidade da formação adquirida na academia se refletirá no trabalho que virão a desenvolver", afirmou.

Prof. Dr. Miguel Cavalcante, Pró-Reitor de Extensão da UFPI, destaca importância da feira

Durante o evento, o Catálogo de Propriedade Industrial e Software, lançado pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC) da UFPI, que expõe os números da Produção Intelectual na Universidade, será apresentado. No período de 2011 a 2013, foram submetidos ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) 48 Pedidos de Patentes e Registro de Softwares (programas de computador), número que representa um crescimento de seis vezes em relação aos três anos anteriores (2008 a 2010).

A maioria dos pedidos de patente é originada de novos processos de obtenção de substâncias químicas e produtos farmacêuticos, além de programas de computador. Dos 8 registros de patente de software enviados ao INPI nos últimos três anos, três já foram concedidos pelo órgão. Toda a produção intelectual é feita por alunos e pesquisadores da Universidade e submetida ao Instituto através do NINTEC.

Stand da UFPI na feira PiauíTec

Realizada com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), a feira cumpre o propósito de aproximar a comunidade acadêmica da sociedade, dando visibilidade aos conhecimentos produzidos nas academias.

Oficinas, mini-cursos e bate-papos com os pesquisadores, além de palestras, clínicas tecnológicas e mesas-redondas, tendo como um dos focos a aliança entre academia e empresas, constituem a programação da Semana, que segue até o dia 16 de outubro.