UFPI assina acordo de cooperação com Secretaria de Meio Ambiente do Estado

07/10/2014 09:50

Na tarde da última segunda-feira (06), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, assinou um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), que consiste em intercâmbio de informações e desenvolvimento conjunto de atividades técnicas, científicas e administrativas.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

"É um convênio do tipo guarda-chuva, que poderá levar a novas parcerias com a Secretaria no futuro", afirmou o Reitor. Dentre as várias propostas de cooperação mútua, estão a realização de estágios curriculares para os estudantes da UFPI nas áreas de interesse comum às da SEMAR e desenvolvimento de pesquisas para recuperar áreas de desertificação no Piauí.

O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mário Ângelo de Meneses, destacou a importância do Acordo. "Existem ações em que a SEMAR necessita de profissionais qualificados para implementá-las, e a Secretaria veio buscar esses profissionais na UFPI. Isso proporciona trabalhos práticos à comunidade acadêmica, tanto para professores pesquisadores quanto para alunos estagiários", informou Mário Ângelo.

Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mário Ângelo de Meneses

Carlos Antônio Moura Fé, Superintente da Semar, ilustrou alguns campos nos quais a parceria acontecerá. "Podemos, por exemplo, estudar áreas propícias para a criação de Unidades de Conservação Ambiental, envolvendo profissionais das áreas de Biologia, Agronomia, Engenharia Florestal. Implementar ações que a Secretaria tem certa dificuldade em executar", explicou.