UFPI discute elaboração de Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos

06/10/2014 11:25

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), preocupada com a responsabilidade ambiental, realizou na manhã desta segunda-feira (06), uma reunião para discutir a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. A reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria e contou com a presença de diretores e gestores da Instituição.

Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O principal objetivo do projeto é gerenciar cada tipo de resíduo produzido por meio das seguintes etapas: tipologia, quantificação, plano de comunicação, treinamento, triagem e reciclagem. "É um trabalho que necessita do apoio de todo o corpo administrativo para poder saber como tratar o lixo, cumprindo, então, com a responsabilidade social", destacou o Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes.

Foram distribuídos questionários para os gestores desenvolverem ao lado de cada departamento o perfil do resíduo produzido por cada setor e, então, poder saber a quantidade produzida, bem como iniciar a devida coleta e tratamento dos resíduos. Ainda este ano, está programada a criação da Divisão de Gestão Ambiental que será implantado na Prefeitura Universitária (Preuni), a medida faz parte da reestruturação da prefeitura.

Gabriela Celso de Vasconcelos, engenheira da Preuni

Além da Divisão, também será composta uma comissão. "A ideia é que a comissão seja formada por um representante de cada tipo de resíduo, por exemplo o pessoal da química será responsável pelo tratamento do lixo químico, o Centro Tecnológico vai trazer um conceito para trabalhar com o lixo de construção civil. O objetivo é unir o conhecimento dos centros", pontuou Gabriela Celso de Vasconcelos, engenheira da Preuni.

Diretores e gestores da Instituição participaram da reunião