Pesquisa avalia potencial de geração de petróleo no Parnaíba

30/09/2014 08:18

Inaugurado há pouco mais de um ano, o Laboratório de Geoquímica Orgânica da Universidade Federal do Piauí (LAGO) tem investido em pesquisas para avaliar o potencial de geração de hidrocarbonetos (petróleo) a partir de rochas sedimentares da Bacia do Parnaíba e na síntese de biomarcadores, para comprovação de novas estruturas que auxiliam na caracterização dessas amostras. O coordenador do Laboratório, Prof. Dr. Sidney Lima declarou que o objetivo, também, é a formação de recursos humanos. "Do grupo já saíram quatro dissertações de mestrado e, atualmente, um egresso está fazendo doutorado na UNICAMP", informou.

Professor Sideny Lima, coordenador do LAGO

Os estudos são produzidos de forma integrada com o Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES), Rede de Geoquímica e com o Grupo de Geoquímica da UNICAMP. O LAGO recebeu um investimento de R$ 3.195.090,00 no Projeto de Infraestrutura e, mais recentemente, aprovou um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no valor de R$ 400.000,00 resultados de uma parceria entre a Instituição e a Petrobras. Nesses projetos são contempladas bolsas de iniciação científica, de mestrado e de desenvolvimento tecnológico e industrial.

Atualmente, o Laboratório atua no projeto de Pesquisa e Desenvolvimento para analisar rochas sedimentares da bacia do Parnaíba. O trabalho é feito em parceria com a UFPA, UFRGS e com pesquisadores do CENPES. "Estamos fazendo o processo de extração da matéria orgânica a partir dessas rochas coletadas. Entre as informações, podemos associar esses fósseis químicos (biomarcadores) com o período geológico de formação e também avaliar a maturação, permitindo sugerir se essa rocha tem potencial para gerar hidrocarbonetos do ponto de vista comercial e/ou acadêmico", declarou o professor Sidney Lima.

Pesquisadores recolhem rochas sedimentares na bacia do Rio Parnaíba

Outras pesquisas desenvolvidas pelo LAGO são feitas a partir de extratos de plantas medicinais e óleos essenciais. Além disso, os estudos têm contribuído com novas informações para as pesquisas da área, como o trabalho que revelou dados inéditos sobre os produtos diagenéticos e catagenéticos de carotenoides aromáticos em petróleo da bacia Sergipe-Alagoas, desenvolvido pelo pesquisador Gustavo Rodrigues. O laboratório tem ainda como missão atrair novos pesquisadores, investir na ampliação e na formação de novos recursos humanos.

Laboratório oferece infraestrutura para a formação de pesquisadores qualificados