UFPI desenvolve ações de inclusão durante a Semana de Ação Mundial

26/09/2014 11:20

Na manhã desta sexta-feira (26), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, comandou uma audiência para discutir o desenvolvimento de políticas de inclusão educacional. As ações fazem parte da Semana de Ação Mundial, que teve início no dia 21 e será concluída com atividades no sábado (27), dentro do Parque Potycabana.

A solenidade, que ocorreu no Salão Nobre da Reitoria, teve a participação de Pró-Reitores, as coordenadoras Profª Drª Ana Valéria Marques do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva (NEESPI), e a Profª Drª Rosana Evangelista da Cruz do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE), e outros gestores da instituição.

A Semana de Ação Mundial tem como objetivo discutir políticas de inclusão educacional

Durante a reunião, foram debatidas as ações promovidas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC). "Nós já estamos desenvolvendo ao longo dos anos, o apoio psicológico e pedagógico, assim como a disponibilização de um bolsista para auxiliar as atividades de alunos com deficiência. Agora precisamos formar uma equipe para o Núcleo de Acessibilidade", destacou Carlos Eduardo Leal, Chefe Psicossocial da PRAEC.

O Núcleo de Acessibilidade tem previsão de construção ainda este ano e servirá para atender alunos com deficiência física. "Além do núcleo a Universidade irá fazer um mapeamento dos estudantes com deficiência de todos os Câmpus, bem como iniciar a contratação de uma equipe", pontuou a Professora Ana Valéria Marques.