Inovações no cultivo da cebolinha na UFPI podem aumentar produção no Piauí

26/09/2014 10:05

Canteiro de cebolinha no Departamento de Fitotecnia

Nos últimos dez anos, as pesquisas no cultivo da cebolinha no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, têm se desenvolvido com novas técnicas de plantio e aumento da produtividade. Os processos de inovação são coordenados pelo Prof. Dr. Cristóvam Colombo Belfort, docente do Departamento de Fitotecnia.

Prof. Cristóvam Colombo

De acordo com o Professor, os alunos e pesquisadores buscam de técnicas ideais para cultivo da cebolinha nos canteiros do CCA. "Buscamos plantar culturas que se adequem ao nosso clima e estudamos as melhores maneiras de reprodução e colheita. No caso da cebolinha, por exemplo, estudamos a profundidade ideal, o espaçamento entre cada planta e a densidade (número) de plantas em cada cova, que podem melhorar a produção no estado", informou Cristóvam.

Há ainda, um projeto de livro intitulado "A cultura do cheiro verde", que busca reunir as técnicas ideais de plantio da cebolinha e do coentro, frutos de pesquisas vinculadas ao Departamento de Fitotecnia. "Um dos exemplos mais notáveis das pesquisas é o aumento do rendimento da cebolinha plantada por metro quadrado. Nos canteiros comuns, colhe-se entre 800 a 1200 gramas de cebolinha por metro quadrado, enquanto que, com as pesquisas realizadas, conseguimos aumentar esse rendimento para cerca de 3 kg por metro quadrado", conclui o Professor.