I CEPAP e I SIMCOP trazem debate sobre a realização de trabalhos acadêmicos

22/09/2014 10:52

Começaram hoje (22) e seguem até amanhã (23), o I Colóquio de Pesquisas, Aprendizagem e Práticas em Educação (CPAPE) e o I Simpósio de Coordenadores do PIBID (SIMCOP). Os eventos são realizados no Espaço Cultural Noé Mendes e no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As atrações contam com o lançamento de livros, palestras e oficinas que propõem a reflexão do trabalho acadêmico.

O I Colóquio tem como objetivo divulgar as pesquisas e estabelecer diálogo com o conhecimento produzido pelos participantes do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP) e do Programa Observatório da Educação (OBEDUC). Após a solenidade de abertura, o evento contou com a Conferência do Prof. Dr. Antonio Nóvoa, da Universidade de Lisboa, que abordou a formação dos professores nesse século. Já o I Simpósio, que é desenvolvido pelo PIBID, visa discutir o processo de colaboração do programa com a formação de docentes da UFPI e a expansão dos últimos cinco anos nos sete câmpus.

O Reitor da UFPI Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, presente na solenidade, destacou a importância do evento: "O Simpósio dá relevância para a importância do PIBID como mais uma oportunidade de conhecimento para os estudantes da UFPI, permitindo assim uma geração de professores mais conscientes. Hoje é possível discutir, de maneira coletiva, os trabalhos desenvolvidos pelo programa e buscar sempre novos resultados", pontuou.