Dia do Contador

19/09/2014 11:38

Hoje, dia 22 de setembro, é comemorado o dia do Contador. A data é uma homenagem à criação do curso de Ciência Contábeis no Brasil, em 1945. O contador é o profissional que cuida das contas de uma empresa, ele planeja, coordena e controla os registros negociais (compras, vendas, investimentos e aplicações). Existem algumas atividades que apenas um contador pode desempenhar: a auditoria, que é a fiscalização das contas de uma empresa, e as perícias contábeis, que é a coordenação de operações fiscais e financeiras.

A Universidade Federal do Piauí oferece o Curso de Ciências Contábeis em dois dos seus câmpus, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, e no Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba. O Curso foi instituído na UFPI em 1976 e atualmente são disponibilizadas 100 vagas, sendo 50 para o primeiro período do ano, no turno da tarde, e 50 no segundo período, no turno da noite.