Alunos do primeiro período de Comunicação Social visitam jornal local

19/09/2014 11:05

Na manhã de hoje (19), os calouros do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI) fizeram visita ao Jornal O Dia. Os calouros foram recebidos pela Jornalista Viviane Menegazzo que os apresentou a redação do jornal e mostrou a rotina dos jornalistas. A atividade é parte da programação da Semana do Calouro de Comunicação Social da UFPI.

A Jornalista do Jornal O Dia, Viviane Menegazzo, apresenta a redação para os alunos ingressantes de Comunicação Social

"Essa é uma forma de apresentar pra quem está entrando no curso as profissões e as diferenças entre cada uma. No caso no Jornalismo onde existem vários vieses por onde o calouro pode seguir, é muito importante pois visitando a redação ele vê um pouquinho da prática, entende como é o funcionamento e pode vivenciar um pouquinho o que vai ser sua profissão", afirmou a jornalista.

As atividades da Semana do Calouro foram iniciadas no primeiro dia de aula, 10 de Setembro, com um café da manhã para recepcionar os ingressantes no curso, e continuaram durante toda essa semana com uma programação voltada para as mais diversas áreas da Comunicação Social. A estudante do primeiro período, Bruna Alves, pontua a importância do evento para quem está ingressando agora na UFPI: "A semana do calouro foi muito proveitosa, sem dúvida nenhuma. A receptividade com que o pessoal do Centro Acadêmico nos recebeu foi muito boa, acho que todos os alunos se sentiram bem em entrar no curso se sentindo bem vindo. Pudemos ver na primeira semana muita coisa que vamos ver durante todo o curso".

Café da Manhã realizado no primeiro dia de aula para recepcionar os alunos ingressantes

Fizeram parte da programação as oficinas: Stop Motion, ministrada pelo estudante de Comunicação Thiago Furtado e pelo jornalista Jader Damasceno; Light Painting, ministrada pela estudante do 4º período de Comunicação Camila Fortes; Lambe-Lambe, ministrada pelo estudante de Artes Visuais Phillip Marinho; Radiojornalismo, ministrada pelos jornalistas Rodrigo Carvalho e Vivianne Gama; Produção de Notícias, ministrada pela Profª. Drª. Samantha Castelo Branco e pela jornalista Larissa Nogueira.

A Oficina de Lambe-Lambe, ministrada pelo estudante de Artes Visuais Phillip Marinho

A programação também contou com palestras de jornalistas de diversas áreas como: Rômulo Maia, do Blog Pisei Chão; Renan Nunes, da TV Clube; Welligton Soares, da Revista Revestrés; Caio Brandão e Pablo Cavalcante, da FM Universitária; Francicleiton Cardoso, do Jornal O Dia.

O jornalista da TV Clube Renan Nunes durante a palestra sobre Telejornalismo

Além das oficinas e palestras, durante a semana foram realizadas apresentações dos órgãos suplementares da Universidade, bem como do Departamento e Coordenação de Comunicação Social, dos Grupos de Pesquisa realizados no Curso, além de entidades estudantis como o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS) e AIESEC. "A Semana do Calouro é importante porque é uma acolhida de carinho e também acadêmica aos que estão ingressando no Curso, para que eles possam se situar como alunos do Curso e como alunos da UFPI. É um momento de integração, de confraternização e de dar boas vindas aos ingressantes. Durante a Semana são apresentadas as várias instâncias do Curso como a Coordenação, o Departamento e os grupos de pesquisa. Na palestra de apresentação falamos sobre a grade curricular, as disciplinas e atividades que eles vão desenvolver enquanto estiverem aqui", declarou a Profª. Drª. Cristiane Portela, coordenadora do Curso de Comunicação Social.

Estudantes de Comunicação Social da UFPI ministram palestra sobre a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS)

"A Semana do Calouro é muito importante para a integração dos novos alunos de Comunicação Social, porque a acontece na primeira semana do período letivo e os alunos que estão entrando agora na Universidade Pública, vão poder aprender como é o curso, eles vão participar de oficinas que vão exemplificar na prática o que vão ver durante todo o percurso da sua carreira acadêmica. Além de poderem observar nas palestras como é o Mercado do Trabalho para os jornalistas", declarou Michel Renann que é coordenador geral do Centro Acadêmico. O evento denominado Semana do Calouro 2014.2 foi organizado pelo Centro Acadêmico, em parceria com a Coordenação e com o Departamento de Comunicação Social.

"Nessa Semana do Calouro nós quisemos trazer oficinas práticas, como a oficina de fotografia, oficina de stop motion, de lambe-lambe, ou seja, os alunos puderam aprender na prática essas atividades. E as palestras, além de apresentar o Mercado de Trabalho, também foram voltadas para intuitos acadêmicos, como o desenvolvimento do senso crítico dos novos alunos do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Piauí", concluiu o estudante.

Kit entregue aos estudantes ingressantes no Curso de Comunicação Social e aos palestrantes

A programação da Semana se encerra hoje, com uma Calourada que será realizada às 19 horas em frente ao Centro Acadêmico do Curso, o evento de encerramento contará com a participação de bandas locais, exposições artísticas, sorteios, entre outras atividades.