Professora da UFPI ministra palestra para Campanha Adolescência sem Álcool

17/09/2014 09:18

"Uso de álcool por crianças e adolescentes: efeitos e malefícios", esse foi o tema da palestra de abertura da Campanha Adolescência sem Álcool, ministrada pela Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família (RENAS/FIOCRUZ/UFPI), Prof. Dr.ª Claudete Ferreira de Souza Monteiro, na última segunda-feira (15), no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça.

Prof. Dr.ª Claudete Ferreira de Souza Monteiro com Promotores de Justiça presentes no evento

A palestra foi realizada a convite do Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude, Dr. Glécio Paulino Setúbal da Cunha e Silva. Tendo como público alvo Promotores de Justiça, Conselheiros Tutelares e de Direitos, Secretários de Assistência Social e Saúde, a palestra teve o objetivo de discutir a problemática, abordando seus efeitos e malefícios para o desenvolvimento do adolescente.

A ideia principal é instaurar uma discussão permanente acerca do uso de bebidas alcoólicas por esses jovens, por meio de um comitê gestor da campanha, composto pelo Ministério Público, pelos Conselhos de Direitos, Conselhos Tutelares, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Polícia e demais agentes do Sistema de Garantia de Direitos.

Um conjunto de ações preventivas e repressivas à venda, uso e consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes será articulado, propondo inclusive formas alternativas de lazer e cultura para eles.