Jornalista presta homenagem a Monsenhor Melo

16/09/2014 15:07

Culto, cordial, Raimundo Nonato Melo, nascido na cidade de União (PI) no dia 16 de maio de 1925, dedicou toda sua vida à igreja católica e ao ensino. Estudou humanidade no Seminário Menor de Teresina, de 1938 a 1944, e, no Seminário Maior de Olinda (PE), de 1945 a 1946.

Os arquivos de Cúria Metropolitana registram que sua ordenação sacerdotal se deu no dia 04 de março de 1950, na Universidade Gregoriana, em Roma.

Os arquivos da Cúria Metropolitana também destacam que Monsenhor Raimundo Nonato Melo ocupou os cargos de vigário cooperador em Campo Maior; secretário do arcebispo, na época de Dom Severino Vieira de Melo; vice-reitor do Seminário de Teresina; capelão do Patronato Dom Barreto, em Teresina, de 1951 a 1965; vigário da catedral, em 1968; capelão da Polícia Militar do Piauí, e capelão do Itaperu.

De 1954 a 1955, atuou como diretor do jornal O Dominical, na época com grande circulação, inclusive nos meios políticos de Teresina.
Também merece destaque sua atuação como professor de latim e literatura universal na Universidade Federal do Piauí e em escolas públicas e privadas, de Teresina e do interior do Estado.

Quando do seu falecimento, em decorrência de parada cardíaca, em 21 de novembro de 1985, Monsenhor Melo ocupava o cargo de vice-presidente e coordenador da Ação Social Arquidiocesana (ASA) e era vigário judicial da Câmara Eclesial da Arquidiocese de Teresina.

No CCHL da UFPI, por iniciativa do professor Fabiano de Cristo R. Nogueira, foi instalada, em 1992, uma livraria setorial com o nome do eminente sacerdote. Em novembro de 2006, na administração do reitor Luis Júnior, a livraria do CCHL, com o mesmo nome, foi instalada em espaço mais amplo, com maior visibilidade, no Centro de Covivência da instituição.

A Editora da UFPI, responsável pelo lançamento de mais de 700 obras reveladoras de extraordinárias pesquisas acadêmicas, tem,na Livraria Universitária Monsenhor Melo, apoio fundamental à comercialização desses livros.

Fonte: Deoclécio Dantas