Brasil Brasil Acesso

Notícias

Departamento de Enfermagem promove Cerimônia da Lâmpada e Aula Inaugural

Departamento de Enfermagem promove Cerimônia da Lâmpada e Aula Inaugural

15/09/2014 12:54

Na manhã desta segunda-feira (15), aconteceu no Auditório Carlota Lins, do Departamento de Enfermagem, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), a Cerimônia da Lâmpada. A solenidade visa receber os alunos ingressantes, por meio do evento que constitui um símbolo para o curso. Além disso, houve palestra com a Profª Drª Ana Maria dos Reis sobre o tema "Trauma por acidente de trânsito no idoso: fatores de risco e consequências" e debate acerca de parcerias com a Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Pernambuco para o Programa em Pós-Graduação.

Durante a recepção estavam presentes a Chefe do Departamento de Enfermagem, Profª Drª Maria do Livramento; A Coordenadora do curso de Enfermagem, Profª Drª Benevina Maria Vilar; a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PGEnf), Prof.ª Dr.ª Inez Sampaio; a Coordenadora do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), Prof.ª Dr.ª Maria Eliete Moura, a representante da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfor), Profª Lucimar Ribeiro Borges; alunos de graduação e pós-graduação, professores e servidores.

A solenidade é marcada pela passagem da lâmpada por alunos veteranos que estão encerrando o curso para os novatos. A simbologia da luz faz referência ao conhecimento e humanismo necessários ao profissional. De acordo com a Coordenadora Benevina Vilar: "o estudante de enfermagem não só tem que ter a bagagem técnica, mas também saber desenvolver o lado social por ter que lidar diariamente com pessoas", comentou.

Segundo a Professora Livramento a cerimônia é essencial para receber os calouros: " A solenidade da lâmpada já é desenvolvida em muitas escolas de enfermagem e esta história é essencial ser repassada para os alunos ingressantes, porque a Florence Nightingale, que é considerada a mãe da enfermagem moderna representa vida e esperança", destacou Maria do Livramento.

Conhecendo Florence Nightingale e a história da lâmpada

Florence Nightingale é considerada a precursora da Enfermagem Moderna, a inglesa ganhou destaque após atuar como voluntária na Guerra da Criméia, em 1854, quando com 38 mulheres (irmãs anglicanas e católicas) preparou um hospital de 4000 soldados internos, baixando a mortalidade local de 40% para 2%. Florence no momento de visita aos pacientes andava em cada leito segurando uma lâmpada, logo que na época não havia luz elétrica.

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.