Livraria da UFPI tem nome em homenagem a ilustre Monsenhor piauiense

15/09/2014 10:14

Nascido em 16 de maio de 1925, em União (PI), Raimundo Nonato Melo, conhecido como Monsenhor Melo, teve uma vida dedicada à igreja católica e ao ensino. Segundo os arquivos de Cúria Metropolitana, estudou Humanidade no Seminário Menor de Teresina, de 1938 a 1944, e no Seminário Maior de Olinda (PE), de 1945 a 1946, tendo a sua sua ordenação sacerdotal no dia 04 de março de 1950, na Universidade Gregoriana, em Roma.

Monsenhor Raimundo Nonato Melo ocupou os cargos de vigário cooperador em Campo Maior; secretário do arcebispo, na época de Dom Severino Vieira de Melo; vice-reitor do Seminário de Teresina; capelão do Patronato Dom Barreto, em Teresina, de 1951 a 1965; vigário da catedral, em 1968; capelão da Polícia Militar do Piauí, e capelão do Itaperu. De 1954 a 1955, atuou como diretor do O Dominical, jornal de grande circulação na época, principalmente nos meios políticos de Teresina.

Quando faleceu, em decorrência de parada cardíaca, no dia 21 de novembro de 1985, Monsenhor Melo ocupava o cargo de vice-presidente e coordenador da Ação Social Arquidiocesana (ASA) e era vigário judicial da Câmara Eclesial da Arquidiocese de Teresina.

O Monsenhor atuou também como professor de latim e literatura universal na Universidade Federal do Piauí e em escolas públicas e privadas, de Teresina e do interior do Estado. Em 1992, por iniciativa do Professor Fabiano de Cristo R. Nogueira, foi instalada no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), uma livraria setorial com o nome do ilustre sacerdote.

Em novembro de 2006, a livraria do CCHL foi instalada em um espaço mais amplo e de maior visibilidade, no Centro de Convivência da UFPI, localizado ao lado da Biblioteca Central Jornalista Carlos Castelo Branco, transformando-se na Livraria Universitária Monsenhor Melo, que atualmente desempenha fundamental apoio à comercialização das obras lançadas pela EDUFPI, Editora da UFPI.

Títulos da Edufpi lançados no Salipi 2014