UFPI discute implantação de Doutorado em parceria com Fiocruz

12/09/2014 10:53

Reunião realizada na última quinta-feira (11), no Salão Nobre da UFPI, contou com representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na discussão sobre o Doutorado na área de Saúde Coletiva que será implementado por meio da parceria entre as duas instituições visando a qualificação dos profissionais de saúde do Estado.  O debate contou com a participação da Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, coordenadores e professores da Fiocruz e representantes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Representações durante reunião para implantação de Doutorado na UFPI

Segundo a coordenadora Geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Dr.ª Maria Cristina Guilam, a pretensão desse consórcio entre as instituições é fortalecer a formação de docentes no Piauí. "Nós sabemos que hoje existe uma desigualdade entre as regiões em relação ao número de doutores. O crescimento de doutores é importante para atração de recursos das agências de fomento e para a consolidação de linhas de pesquisa", esclarece a coordenadora.

Coordenadora Geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Dr.ª Maria Cristina Guilam, e Vice-Reitora da UFPI. Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, durante reunião

Para a Vice-Reitora a implantação deste primeiro Doutorado em parceria com a Fiocruz representa um grande avanço na qualificação de futuros profissionais do Estado. "A Fundação tem essa missão de formar, qualificar e capacitar recursos humanos. Desde a instalação da Fiocruz discutíamos a necessidade da implantação de um Doutorado ", comenta.

O lançamento do edital do Doutorado em Saúde Coletiva está previsto para o início de 2015. Segundo a Vice-Reitora, as linhas de pesquisa já estão sendo discutidas, "vamos construir uma linha a partir das necessidades do Estado, respeitando potencialidades e vocações do Piauí, mas que estejam em consonância com as linhas de pesquisa propostas pelo Programa".