UFPI terá atividades da Semana do Orgulho de Ser

05/09/2014 09:48

A Semana do Orgulho de Ser está comemorando 10 anos, e a Universidade Federal do Piauí é parceira da ação desde a primeira edição. "A gente reputa essa parceria como algo extremamente relevante e positivo. De 2013 para cá, a programação na UFPI ficou mais densa, mais ampla e a gente estreitou ainda mais a parceria com a Instituição para a realização do evento", declarou a coordenadora da Semana, Marinalva Santana.

A programação na UFPI começa no dia 10 de setembro, às 18h30min, no Cine Teatro da UFPI, com a palestra Transexualidade, desconstrução de corpos e gêneros, que será proferida pelo psicólogo e escritor João W. Nery. Logo após, ele fará o lançamento do livro Viagem Solitária - memórias de um transexual 30 anos depois.

A UFPI também terá atividades nos dias 11 e 15 de setembro. Além do espaço físico, a participação da Instituição se estende ao envolvimento de professores e alunos na organização e realização das discussões. Segundo Marinalva Santana, com o envolvimento das Instituições de Ensino Superior, o evento ganha outra dimensão. "É um evento essencialmente acadêmico e que pauta o debate sobre os direitos da população de lésbicas, gays, homossexuais e travestis, mas não é só isso. A semana é um evento guarda chuva que abarca outros eventos ", esclareceu a coordenadora.

O evento traz nesta edição o tema Paz sem voz, não é paz, é medo, e coloca em discussão a violência que precisa ser denunciada e punida. A Semana vai até o dia 17 de setembro. A programação completa pode ser vista aqui.