Curso de Engenharia Elétrica da UFPI forma primeira mulher

28/08/2014 18:00

"Espero poder incentivar outras mulheres a ingressarem na área de exatas e, especialmente, no curso de Engenharia Elétrica, de forma a quebrar o paradigma de que esta área seja mais voltada aos homens". Assim definiu Renata Lima, primeira mulher a se graduar no referido curso na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A engenheira eletricista, que ingressou na 1ª turma do curso, afirmou não ter encontrado dificuldades no decorrer da vida acadêmica e espera ingressar no mercado de trabalho para adquirir conhecimento técnico . "Como sou recém-formada, não estou a par do mercado, mas anseio que não haja nenhum tipo de restrição, já que o campo de atuação é vasto e o mercado, de forma geral, necessita de mais profissionais.", completou.

"Meu interesse pela área surgiu quando iniciei o Curso Técnico em Eletromecânica, em Floriano. Gostei bastante da parte elétrica, com o incentivo dos professores e com a criação do curso de Engenharia Elétrica na UFPI, decidi cursá-lo", explicou Renata a respeito do ingresso no curso.

A recém-formada credencia a pequena popularidade dos cursos da área de exatas entre as mulheres a questões culturais e sociais. " As próprias mulheres contribuem para o engrandecimento desse paradigma por acreditarem que serão mais aceitas no mercado de trabalho em outras áreas. Não que seja fácil, mas julgo se tornar mais fácil quando você se dedica a fazer algo de que goste", finalizou.

Renata Lima foi a única estudante a se formar na última terça-feira, 27 de agosto, na 2ª turma de Engenharia Elétrica da Universidade.