UFPI e Universidade de Lisboa discutem PPGAPM

26/08/2014 10:59

Profª Cássia Moura, Prof.ª Dr.ª Áurea Paz, Prof. Dr. Helder Cunha, Prof. Fernando Antonio, Prof.ª Ana Rita Antunes e Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

Aconteceu na tarde dessa segunda-feira, 25, uma reunião no Salão Nobre da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para se discutir a respeito da recente aprovação do Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia, em nível de Mestrado Profissionalizante, para o Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba. O evento contou com a participação da vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, pró-reitor de pós-graduação, Prof. Dr. Helder Cunha, coordenador de pós-graduação, Prof. Dr. Paulo Ramalho e representantes da coordenação do Mestrado em questão.

Participantes da reunião

Segundo a Prof.ª Dr.ª Áurea da Paz, a UFPI é pioneira no processo de reconhecimento e implantação de um curso como esse, já que existem apenas 4 mestrados em Museologia no Brasil . "Trata-se da primeira turma, em que serão disponibilizadas 15 vagas para graduados das mais diversas áreas do conhecimento. Além de reconhecer a importância da formação em um espaço com um rico e complexo patrimônio cultural que é o Delta do Parnaíba.", completou.

Prof.ª Dr.ª Áurea da Paz, coordenadora do PPGAPM

"Enquanto Instituição, a Faculdade Belas Artes da Universidade de Lisboa sempre se preocupa em desenvolver essas parcerias. Nesse caso, especificamente, a Universidade enviará profissionais que lecionarão no mestrado.", explicou o historiador da arte, muséologo e professor da faculdade de Belas Artes de Lisboa, Fernando Antonio Batista.

Prof. Fernando Antonio

A vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, reconheceu o trabalho dos parceiros e parabenizou-os pela proposta. "É uma preocupação constante da instituição a difusão da cultura e a formação e qualificação de recursos humanos capacitados a pensar no âmbito cultural.", relatou.

Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, vice-reitora da UFPI, a direita da foto e o coordenador de pós-graduação Prof. Dr. Paulo Ramalho a esquerda.