Resultado final do Curso de extensão em Ecologia Sonora está disponível

14/08/2014 11:53

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Coordenação do Curso de Licenciatura em Música, informa que o resultado final dos trabalhos apresentados durante os Cursos de extensão em Ecologia Sonora já se encontram disponíveis na Coordenação do Curso desde a última quarta-feira (13).

Os cursos encerraram suas atividades na segunda-feira (11). Durante os encontros, os participantes foram levados a pensar e escutar de maneira mais reflexiva, expandindo a consciência acerca dos sons que os cercam e dos que eles próprios produzem, e a montagem do móbile significa a concepção ampla desse entendimento materializado pela turma. O trabalho ficará exposto na Secretaria da Coordenação do Curso de Licenciatura em Música até o final de setembro de 2014.

A escultura, chamada de móbile sonoro, é a finalização de um trabalho de escuta consciente com 30 horas de discussão e prática, promovido pelo curso de extensão que já está em sua quarta edição.

O móbile sonoro foi feito a partir de materiais que, segundo os participantes, produzissem som(s) interessantes.

A coordenadora do curso, Profª Juliana Carla Bastos, explicou que esse móbile foi concebido, inspirado e montado com base na concepção do educador musical canadense R. Murray Schafer e seus estudos sobre paisagem sonora, feitos desde o início da década de 1970.

Profª Juliana Bastos (ao fundo) com os cursistas e a coordenadora do Curso de Licenciatura em Música, Profª Paula Molinari.

O curso de extensão em Ecologia Sonora é uma ação do Projeto de Pesquisa e de Extensão em Paisagem Sonora (PROPS), vinculado ao Programa de Extensão Educação e Música em Conceito-Ação (PROEMUCA).

Mais informações: www.proemucaufpi.com