Acontece o 29º Seminário de TCC do curso de Enfermagem

13/08/2014 15:32

Com o tema "A força de trabalho de enfermagem, um recurso vital para a saúde da população mundial", o 29º Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem foi realizado na tarde desta quarta-feira (13), pelo Departamento do curso.

O evento que acontece desde 2000, teve abertura no Auditório de Enfermagem e a apresentação de catorze trabalhos nas salas 01 e 02 do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, bloco 12 do Departamento.

Mesa de honra do 29º Seminário de TCC do curso de Enfermagem, da esquerda à direita: Diogo Barros, Prof.ª Claudete Monteiro, Prof.ª Inês Sampaio, Prof.ª Maria do Livramento Fortes, Prof.ª Benevina Teixeira e Prof.ª Olívia de Araújo

Na abertura, a mesa de honra foi composta pela chefe do Departamento, Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Fortes, pela coordenadora da pós-graduação em Enfermagem, Prof.ª Dr.ª Inês Sampaio, pela coordenadora do curso de Enfermagem, Prof.ª Dr.ª Benevina Teixeira, pela coordenadora da disciplina de Seminário de Pesquisa II, Prof.ª Dr.ª Claudete Monteiro, além do coordenador-geral do Centro Acadêmico, Diogo Barros, e a representante discente da pós-graduação, Prof.ª Olívia de Araújo. Durante o evento também estavam presentes professores, estudantes que apresentaram os TCC's, familiares, alunos da graduação e pós-graduação em Enfermagem.

Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Fortes, chefe do departamento de Enfermagem

Segundo a Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Fortes, o seminário traz um tema que mostra a importância dessa força de trabalho da Enfermagem como um recurso essencial a vida da população. "Nós vamos focalizar exatamente as pesquisas que vão demonstrar a importância dessa assistência para a saúde da população e estimular nossos alunos a continuarem na pesquisa, buscando a qualificação permanente através das especializações, residência em Enfermagem, mestrado e doutorado".

Coordenadora da disciplina de Seminário de Pesquisa II, Prof.ª Dr.ª Claudete Monteiro

De acordo com professora Claudete Monteiro, o departamento realiza um grande evento científico que tem resultado em uma boa produção bibliográfica, como artigos científicos para melhores revistas de Enfermagem. "Nós fazemos o seminário com muita alegria. Ele traz bons resultados, bons trabalhos e tem uma participação integral de alunos de outros períodos, além dos que estão apresentando TCC's, dos orientadores e professores", completa.

"Esse seminário é bastante interessante, porque a Enfermagem tem possibilitado a abertura de portas para a pesquisa. Então, esse é o inicio de uma grande história que nós desejamos desenvolver e dessa forma estamos sendo valorizados enquanto pesquisadores'', afirma Ana Lívia de Oliveira, que apresentou seu trabalho de conclusão de curso com o tema "Padrões de consumo de crack e amostra de usuários no estado do Piauí".