Alunos de Enfermagem da UFPI em Floriano realizam curso de extensão

11/08/2014 16:55

Alunos do 8° período do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Amílcar Ferreira Sobral em Floriano, realizaram no dia 28 de julho o Curso de extensão "Competências Gerenciais do Enfermeiro", coordenado pela Profa. Maria Lílian Machado Vilarinho de Moraes, da disciplina de Administração em Enfermagem. Para a realização do curso, foi feita uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenadora da atenção básica, enfermeira Danusa de Araújo Felinto.

A ideia é uma ampliação do Curso de Extensão que já é realizado na disciplina de Administração em Enfermagem da UFPI em Teresina. A atividade teve como objetivo geral difundir conhecimentos sobre gestão por competência para Enfermagem na área de saúde pública, discutir a aplicabilidade das competências gerenciais na prática do enfermeiro de atenção básica e campos da área de saúde pública e identificar a prática de competências gerenciais individuais entre os enfermeiros participantes.

Durante o curso foram abordadas 8 competências gerenciais do enfermeiro por meio de práticas integrativas de ensino. Foram formados 4 grupos de estudantes e cada grupo apresentou duas competências utilizando uma estratégia metodológica lúdica, por meio de dramatizações de situações reais, dinâmicas de grupos, vídeos, dentre outras estratégias que envolvem os participantes e fazem com que o aprendizado seja mútuo. As competências trabalhadas foram: foco no cliente, liderança, tomada de decisões, trabalho em equipe, empreendedorismo, gestão de recursos, comunicação e flexibilidade.