ArqTeInspiro: arquitetura, arte e inspiração

11/08/2014 16:01

"Inspiração que a arquitetura, enquanto movimento artístico, possibilita a todos". Assim resume Mariana Borges, estudante do 3º período da graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí a respeito do projeto ArqTeInspiro, evento organizado anualmente pelo Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da instituição.

Idealizado com o objetivo de expor os trabalhos, sejam eles relacionados ou não à arquitetura, produzidos pelos alunos do curso da UFPI e tornar temas relativos a essa área do conhecimento mais acessíveis a sociedade de um modo geral, o evento surgiu motivado por um desejo de aproximar a referida graduação aos outros cursos do Centro de Tecnologia e da própria Instituição.

Mariana Borges, estudante do 3º período de Arquitetura e Urbanismo; Janaína Martins, aluna do 5º período de Arquitetura e Urbanismo.

"O que nós estávamos percebendo era um afastamento significativo do Curso de Arquitetura e Urbanismo para os outros cursos do Centro e, especialmente, do restante da Universidade. Não havia interesse em visualizar o que nós estamos produzindo.", explicou Mariana Borges.

Pinturas dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Além da exposição de trabalhos, o projeto conta com a realização de uma mesa redonda, que apresenta algum tema, atual, para discussão relacionado à arquitetura em geral. "O tema desse ano, Arquitetura na Multidão, abrangeu a forma como os leigos enxergam a Arquitetura e sua representação gráfica.", declarou Janaína Martins, estudante do 5º período de Arquitetura e Urbanismo da UFPI.

Caroline Leal, estudante do 1º período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI.

Segundo Caroline Leal, graduanda do 1º período, o evento é uma oportunidade de tornar os alunos mais seguros quanto à produção dos trabalhos. "É interessante porque permite a exposição de composições que, em sua maioria, ficam restritos a sala de aula ou ao conhecimento pessoal.", relatou a estudante.

O evento

No presente ano, o evento, que está na segunda edição, ocorreu na última sexta-feira (08) e contou com a mostra de maquetes, fotografias e desenhos produzidos exclusivamente por alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI. Além da realização da mesa redonda com a presença da Prof.ª Dr.ª Rosa Karina Carvalho Cavalcante e da Prof.ª Dr.ª Juliana Aragão.

De acordo com Luan Rusvell, Diretor Geral Interno do CAAU, os objetivos do projeto foram alcançados. "O resultado foi extremamente satisfatório e atendeu às expectativas da organização, além da proveitosa discussão acerca de temas relevantes com os presentes na mesa redonda. Desse modo, pretendemos dar continuidade a realização do evento.", completou.

Confira mais fotos: